Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021, 10:09 - A | A

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021, 10h:09 - A | A

O DIA D

Vacina deve chegar a MT no dia 20; Municípios têm que seguir plano nacional

Rafael Machado

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, comentou que há possibilidade de que os primeiros lotes das vacinas contra o novo coronavírus comecem a chegar a Mato Grosso a partir do próximo dia 20. Isso vai depender da aprovação dos imunizantes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

“Participei de uma reunião com o secretário nacional de Vigilância do Ministério da Saúde [Arnaldo Medeiros] e a perspectiva é que os lotes de vacina já produzidos pelo Butantan e mais 2 milhões adquiridos da AstraZeneca sejam disponibilizados a partir do dia 20, quando se espera que a Anvisa dê o resultado final sobre a aprovação ou não dessas vacinas para serem utilizadas no Brasil”, disse o secretário, em conversa com a imprensa nesta terça-feira (12). 

O secretário explica que o Ministério da Saúde distribuirá proporcionalmente as vacinas para os estados, que vão repartir as doses entre os municípios. Estes deverão seguir as diretrizes estabelecidas no plano de vacinação do governo federal. 

Figueiredo comentou que está sendo agendada uma reunião com todos os secretários municipais de Saúde para discutir a operacionalização da vacina ao grupo prioritário. 

“Existe um plano nacional de imunização, então os municípios, que são os operadores da vacinação, têm, obrigatoriamente, que seguir. É uma determinação do Ministério da Saúde, salvo se alguém tiver vacinas não disponibilizadas diretamente pelo Ministério”, comentou. 

O secretário disse que o Estado já tem três milhões de seringas em estoque para vacinação contra covid, com possibilidade de aquisição de mais três milhões. "Seringas e agulhas não serão problemas para Mato Grosso".

Cuiabá MT, 09 de Outubro de 2024