Os constantes incêndios na região de mata próxima a Chapada dos Guimarães atingiram o Santuário dos Elefantes do Brasil (SEB). Devido às chamas, a equipe do Santuário teve que realocar cinco elefantes para uma área segura na mesma propriedade.
Por meio das redes sociais, o SEB informou neste sábado (10) que já tinha um plano de contigência para essas situações. Contudo, um vizinho do Santuário tentou utilizar uma técnica de contra-fogo de forma errada, o que fez as chamas atingirem o santuário.
O incêndio foi rapidamente controlado pela equipe da SEB, com apoio de Bombeiros, vizinhos e voluntários da região. Os elefantes Maia, Rana, Lady, Mara e Bambi foram levados para uma área de dois hectares que fica próximo às instalações médicas do Santuário.
"Estão se alimentando bem e, graças à relação de confiança estabelecida durante nossa rotina, não apresentaram nenhum sinal de estresse ou reação adversa. Temos recebido ligações, ajuda operacional e apoio emocional de inúmeras pessoas, às quais agradecemos profundamente", diz trecho da nota divulgada pelo SEB.
Os prejuízos ambientais só não foram maiores devido ao plano de contigência que o Santuário já havia implementado. A equipe do SEB estava em alerta devido aos incêndios e já havia preparado caminhões pipa, tratores e outros recursos para a prevenção.
O SANTUÁRIO - O Santuário dos Elefantes do Brasil foi instalado na região de Chapada dos Guimarães há cerca de três anos. Atualmente, ele abriga cinco elefantas asiáticas, que foram resgatadas de circos, onde sofriam maus-tratos.
Outras duas elefantas também já foram levadas ao local. Guida morreu em junho do ano passado e Ramba morreu em dezembro do mesmo ano.