Mato Grosso se destacou no primeiro semestre deste ano na abertura de novas empresas. Foram 48.151 ideias transformadas em realidade, o que representou um crescimento de 10,9% em comparação com 2022, de acordo com dados divulgados pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O estado ocupa o 11º lugar no ranking dos estados com o maior registro de novos negócios. São Paulo lidera a lista, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, Ceará e Pernambuco.
Conforme Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, "a criação de empreendimentos nos setores que mais cresceram mostra que a tendência de 'Serviços' ganhar destaque deve continuar, principalmente devido ao baixo investimento necessário e à rapidez no retorno, o que pode ser ainda mais rápido, especialmente no setor de alimentação".
A previsão surge após o Brasil registrar uma média de 12 empreendimentos abertos por minuto nos primeiros seis meses deste ano, totalizando 2.117.073 novos negócios. O segmento de "Serviços de Alimentação", que abrange atividades como bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, liderou as aberturas, com um total de 140.808 novas empresas, representando 6,6% do total e uma média de 1.136 registros por dia útil.
No âmbito setorial, os "Serviços" se destacaram, representando 71,7% das novas empresas, com mais de 1,5 milhão, um crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período de janeiro a junho de 2022. Esse setor supera significativamente os setores "Comércio" (20,8%) e "Indústria" (6,3%). O total de 2,1 milhões de novas empresas representa um aumento de 2,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quanto à natureza jurídica, os "Microempreendedores Individuais" (MEIs) lideraram, representando 77% das empresas abertas no semestre, seguidos pelas "Sociedades Limitadas" (18,3%). O ranking segue com "Empresa Individual" (2,6%) e "Demais" (2,1%).
Focando em Mato Grosso, o estado registrou a abertura de 47.001 empresas, das quais 32.762 (70%) são Microempreendedores Individuais (MEIs). Os segmentos que mais cresceram do primeiro semestre de 2022 para o primeiro semestre de 2023 foram obras de alvenaria e promoção de vendas.
Conforme o Sebrae-MT, se destacaram os segmentos de promoção de vendas, como vendas diretas, comércio varejista de roupas e acessórios, obras de alvenaria, preparação de documentos, serviços especializados de apoio administrativo, cabeleireiro, manicure e pedicure, transporte rodoviário de carga e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar.
Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, destacou a importante desses resultados para a economia local.
"Para a economia local, isso é ótimo, porque o motor da economia são as pequenas empresas. Quanto mais elas crescem, mais pessoas saem da vulnerabilidade. Mesmo com o fechamento de algumas empresas, ainda vemos um grande número de aberturas, e a descontinuidade não afeta tanto a economia quanto a abertura de novas empresas. Isso é especialmente relevante porque sabemos que muitos trabalhadores atuam de forma informal (sem CNPJ)", avaliou.
Entre os principais motivos para o aumento de novas empresas em Mato Grosso, Jaqueline aponta que a busca pela independência financeira é o principal fator. Essa foi a conclusão à qual chegou o Sebrae-MT após realizar pesquisas com diversos públicos, como mulheres e empreendedores mais experientes.
"Podemos afirmar que o principal motivo para começar um empreendimento é a busca por independência financeira, satisfação pessoal, e muitos buscam o empreendedorismo como uma segunda fonte de renda para complementar o trabalho com carteira assinada", detalhou.
A pesquisa revela ainda que cerca de 20% dos MEIs atuam em outra empresa e complementam sua renda com o próprio negócio.