Cuiabá, 18 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Economia Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023, 23:54 - A | A

Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023, 23h:54 - A | A

NOVOS MERCADOS

Comitiva de MT percorre países da Ásia em busca de parcerias comerciais e investimentos

Da Redação

Em uma iniciativa que visa explorar novos horizontes comerciais e de investimento, uma missão liderada pelo governo de Mato Grosso, em parceria com o Sebrae/MT, irá percorrer a China e a Índia nos próximos dias. A delegação mato-grossense partiu nesta quarta-feira, 1º de novembro, e deve permanecer em missão até o dia 16 deste mês.

A missão reúne representantes de entidades de classe, autoridades públicas e empresários de diversos setores produtivos. Seu foco é incrementar as relações comerciais além das já existentes com os países asiáticos. A expectativa é que a missão resulte em acordos e parcerias comerciais, que ajudem a estimular o crescimento econômico do estado.

 

Liderando a comitiva, o governador Mauro Mendes (União) enfatizou o papel do estado como um grande produtor de alimentos, especialmente commodities, respondendo por 60% das exportações de commodities para o mercado chinês. Ele afirmou que a missão visa abrir portas para que empresas e produtores possam expandir seus negócios, criando oportunidades de geração de renda e emprego para a população local.

“Queremos abrir as portas para que empresas e produtores tenham a oportunidade de expandir seus negócios e, com isso, gerar renda e emprego para a população mato-grossense. Vamos mostrar aos países asiáticos, em especial China e Índia, que nosso estado é um grande produtor de alimentos e que preserva 62% de seu território, tudo isso para viabilizar mais projetos e investimentos”, afirmou.

Membro da comitiva, o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enfatiza que a expansão das parcerias comerciais é essencial para fortalecer as atividades relacionadas ao comércio de bens, serviços e turismo fora do Brasil. Ele ressaltou o papel da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesse processo, citando a abertura de um escritório da entidade em Portugal como um exemplo desse esforço de ampliação das parcerias internacionais.

“Vamos estimular os negócios mato-grossenses em mercados internacionais, fortalecendo nossas conexões com todo o globo. A CNC já iniciou este processo ao abrir, neste ano um escritório da entidade em Portugal, também com o propósito de ampliar as parcerias com outros países, fortalecendo ainda mais as atividades ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo fora do país”, explicou.

Na China, a delegação participará da China International Import Expo (CIIE), a maior feira de exportação chinesa. Durante cinco dias, os membros da comitiva terão agendas e visitas guiadas na feira, com a expectativa de firmar acordos e parcerias comerciais. Além disso, o grupo fará visitas técnicas a empresas nas cidades chinesas de Shenzhen e Haikou.

Já na Índia, a missão oficial de Mato Grosso pretende prospectar oportunidades de negócios. Essa será a primeira missão mato-grossense à Índia. Serão realizadas reuniões com representantes do governo e empresários, bem como visitas técnicas. A delegação também participará da Índia International Trade Fair (IITF) e organizará o evento "Invest in Mato Grosso," com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios e investimentos no estado.

A delegação é composta por representantes de secretarias de estado, deputados, entidades de classe dos setores produtivos, como Fiemt, Famato, Aprosoja e Acrismat, entre outras instituições.

 
 
Cuiabá MT, 18 de Setembro de 2024