Cuiabá, 14 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,54
Icon search

CUIABÁ

Economia Sábado, 24 de Outubro de 2020, 10:28 - A | A

Sábado, 24 de Outubro de 2020, 10h:28 - A | A

EMPREGO NA PANDEMIA

Empresários estão mais exigentes para contratar

Priscilla Silva

Apesar de a probabilidade do contrato permanente ser maior em Mato Grosso, a efetivação disso dependerá do currículo e do desempenho do candidato, pois o empresário está mais exigente em 2020. Essa mudança também é reflexo da pandemia.

“Hoje o empresário está à procura de um profissional mais qualificado. Isso porque tivemos uma diminuição de pessoas circulando nas ruas, por causa da pandemia. Com isso, a loja que antes faria dez vendas em um período do dia, hoje ela faz cinco. Então, para que essa loja alcance o faturamento habitual, ela precisa vender mais para o cliente. Por essa razão, as empresas precisam de pessoas mais qualificadas”, alerta Junior Macagnam, que também é empresário no segmento de vestuário e calçados em Cuiabá.

A exigência de um currículo atualizado pelas empresas pode pesar mais do que os anos de experiências, observa Laíssa Miranda, que presta consultoria empresarial e é especialista em desenvolvimento humano.

“A experiência não é contada mais como antes. Não adianta eu ter 10 anos de carreira durante esse período se eu não atualizei meus conhecimentos e não acompanhei as mudanças. Tudo mudou, as pessoas não vivem mais como viviam há 10 anos”, alerta a especialista.

Aos que querem concorrer a uma das 1,3 mil vagas de emprego temporário previstas para as vendas do comércio neste fim de ano, o conselho é que busquem capacitação.

“É importante que essas pessoas busquem qualificação. Instituições como o Senac estão aí, com muitos cursos à distância e gratuitos. É fundamental que o candidato se prepare para que na hora da entrevista tenha um currículo para apresentar e conseguir um bom salário”, recomenda o empresário Júnior Macagnam.

Somente o fato de uma pessoa investir na busca pelo conhecimento já demonstra qual será seu perfil no ambiente de trabalho.
“Se eu procuro qualificação é porque eu penso em crescimento e enxergo isso como algo importante. Porém, antes de buscar o conhecimento eu tenho que ter uma forma de pensamento diferente da maioria das pessoas. Isso ocorre em apenas 5% dos casos, os outros 95% das pessoas não têm essa mentalidade de crescimento”, pondera Laíssa Miranda.

Cuiabá MT, 14 de Junho de 2025