Cuiabá, 25 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,65
Icon search

CUIABÁ

Economia Sábado, 24 de Maio de 2025, 17:10 - A | A

Sábado, 24 de Maio de 2025, 17h:10 - A | A

VEJA O VÍDEO

Fávaro diz que exportações de frango devem ser retomadas em menos de um mês

Da Redação

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), disse acreditar que as exportações de frango serão retomadas em até um mês. Em entrevista coletiva neste sábado, 24 de maio, durante o lançamento do programa Solo Vivo em Campo Verde, Fávaro destacou que não houve alastramento da doença para outras granjas, mantendo o foco apenas em Montalvão, no Rio Grande do Sul.

“Essa doença é muito severa e muito letal às aves. Se em algum de todos esses testes, realmente fosse gripe aviária, já tinha outros animais morrendo. Então, a maior prova de que o foco está e foi concentrado nessa granja do Rio Grande do Sul é que nenhum outro lugar, além dos casos que já estão dando negativo, está aparecendo animal morrendo”, explicou o ministro.

“Então, nossa expectativa é de que, com muita transparência e eficiência, ao fechar 28 dias do marco zero, que foi antes de ontem, nós estamos no segundo dia que foi totalmente higienizada aquela granja no Rio Grande do Sul, a partir dali começa a contar 28 dias. Se não tiver nenhum outro caso, o Brasil pode de novo se autodeclarar livre da gripe aviária”, diz.

Segundo Fávaro, 17 mil animais foram abatidos para garantir a contenção da doença. O ministro ainda comparou a situação com a dos Estados Unidos, onde foram abatidos 1,8 milhão de aves para exterminar um único foco da doença. Segundo ele, essa diferença se deve à robustez do sistema de defesa agropecuária do Brasil.

“Só para se ter uma noção, nos Estados Unidos, que não tem o mesmo modelo brasileiro, há 10 dias atrás teve um foco, foram abatidos 700 mil animais. Três dias depois, teve outro foco em outra região, 1 milhão e 850 mil animais abatidos. No Brasil tem 17 mil. E o Brasil já é reconhecido mundialmente como um lugar seguro e que tem boa qualidade sanitária”, ressaltou o ministro.

Fávaro explicou ainda que alguns países, como Rússia e Coreia do Sul, já começaram a ‘regionalizar’ a suspensão das importações de frango, proibindo apenas as aves provenientes do Rio Grande do Sul. Ele ainda apontou que o Brasil vende para 160 países diferentes e apenas 21 levantaram embargos ao frango brasileiro.

Cuiabá MT, 25 de Maio de 2025