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Economia Domingo, 24 de Janeiro de 2021, 10:54 - A | A

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GOLEADA NA ECONOMIA

Futebol pode alavancar turismo em Cuiabá e Várzea Grande

Cátia Alves

Responsável por grandes emoções, o Cuiabá Esporte Clube deve ajudar o setor de turismo mato-grossense a se reaquecer. Isso porque bares, restaurantes, hotéis e até pousadas nas cidades próximas à capital e Várzea Grande, podem futuramente receber turistas de cidades vizinhas e de outros estados, para prestigiar os jogos dos times do coração.

Em entrevista recente, o secretário-adjunto de Turismo, Jeferson Moreno, disse que a pasta trabalha junto com a Secretaria de Esportes para planejar como será a recepção de turistas, que vêm ao estado para assistir os jogos, a fim de que eles conheçam outros pontos turísticos de Mato Grosso.

"O Cuiabá será um grande aliado e vamos com a Secretária de Esportes mostrar que aqui tem cachoeiras, Pantanal, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Juscimeira, Poconé, Bom Jardim e outros pontos que podem ser explorados. O setor hoteleiro está preparado e estamos torcendo para que após a vacina a gente possa receber o público", comentou o secretário.

Dono da rede de Hotéis Mato Grosso, o empresário, Luiz Carlos Nigro avalia como positiva essa junção de futebol e turismo. "Estando na série A ou não, o Cuiabá Esporte Clube é muito importante para nós. Quando escutamos o nome [do time] em grandes canais da televisão, por exemplo, outras pessoas estão escutando o nome da nossa capital e isso é muito positivo. É uma campanha de marketing muito bacana, e é muito bom pois fortalece a imagem de Cuiabá a nível nacional", avaliou.

Nigro, que já foi secretário de Turismo de Mato Grosso durante o governo de Pedro Taques, acrescenta que os eventos esportivos ainda não estão trazendo muito retorno para o setor, mas que as chances de que futuros jogos voltem a acontecer em Cuiabá fortalece a confiança dos empresários.

"Infelizmente estamos vivendo a covid-19 ainda e não está liberando para assistir os jogos na Arena Pantanal, mas acredito que depois da metade do ano, com as vacinas sendo aplicadas, os portões dos estádios voltarão a se abrir. Teremos jogos com torcidas e isso irá possibilitar a vinda de pessoas de outros lugares para prestigiar", avalia.

Para o empresário, quando for liberado e os turistas vierem para a Região Metropolitana prestigiar, os taxis, shoppings centers, lojas de artesanato, empresas de ônibus, hotéis, bares e restaurantes irão ser beneficiados. "É um dinheiro novo que virá para Cuiabá e Várzea Grande", aponta Nigro.

Setor adota medidas 
O Ministério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” para empresas do setor que estejam dispostas a seguir protocolos de higienização no combate à covid-19. Na segunda-feira (18), cerca de 26 mil selos já haviam sido emitidos a atividades turísticas em todo o país. Ao todo, já são 26.012 selos.

A iniciativa faz parte do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que busca minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual das atividades. A ideia é incentivar os consumidores a sentirem mais segurança para viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da covid-19.

O selo identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a covid-19. E, dessa forma, possibilita que a retomada ocorra de forma mais segura no Brasil.

Em Cuiabá, Nigro afirma que os hotéis já possuem esse selo, que comprova que o local está seguindo todos os protocolos criados em parceria com entidades dos segmentos turísticos, chancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), levando em conta medidas adotadas no mundo e pelo Ministério da Saúde.

"Os hotéis estão, por meio do selo, mostrando que cumprem todas as recomendações, desde aferir a temperatura dos hospedes até a desinfecção dos apartamentos com produtos químicos, por exemplo. Tudo vem sendo seguido para garantir a segurança do turista e dos trabalhadores", afirma.

COMO OBTER O SELO
O selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro” é gratuito e para solicitar o interessado deve entrar no site www.antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A impressão poderá ser feita pelo site e o selo deve ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code, pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

“Vamos dar essa oportunidade ao turista para fiscalizar se essas ações estão sendo ou não implementadas pelo estabelecimento”, disse o ministro do Turismo. Se o local não estiver cumprindo as determinações, poderá ser feita uma denúncia.

O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor a partir de diretrizes internacionais. Também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes que protegem a todos. Os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (7.971), meios de hospedagem (5.817), guias de turismo (3.747), transportadoras turísticas (3.356) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (1.746). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.045), Rio de Janeiro (3.910), Minas Gerais (2.232), Bahia (1.918) e Rio Grande do Sul (1.906).

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, lembra que o Brasil foi um dos 10 primeiros países do mundo a lançar protocolos de biossegurança para o setor de turismo. “A adesão ao selo 'Turismo Responsável, Limpo e Seguro' mostra o compromisso cada vez maior do setor de turismo brasileiro em se adequar à esta nova realidade que exige medidas de segurança e proteção contra a covid-19.”

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