A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou as principais características da indústria nos 26 estados e nos Distrito Federal, em comemoração ao Dia da Indústria, comemorado neste 25 de maio.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
De acordo com a pesquisa, a indústria de Mato Grosso conta com 9.322 estabelecimentos, sendo que os principais setores de atuação são: alimentos (30,5%), construção (28,1%), Serviços industriais de utilidade pública (18,3%) químicos (5,4%) e derivados de petróleo e biocombustíveis (4,6%)
A indústria de Mato Grosso emprega 149.482 pessoas e representa 17,2% do emprego formal do estado, o que representa 22,1% do emprego industrial da região Centro-Oeste. O salário médio no estado é de R$ 2.171, enquanto a média nacional é de R$ 2.792.
O presidente da CNI lembra que a indústria é responsável pelo desenvolvimento de serviços de alto valor agregado, como pesquisa e desenvolvimento, design, logística, marketing, entre vários outros. Tanto uma agricultura competitiva quanto um setor de serviços sofisticado dependem de uma indústria forte e moderna operando no país.
“As boas práticas internacionais demonstram que nações bem-sucedidas na promoção da competitividade combinaram, de modo harmônico e coordenado, políticas industriais e macroeconômicas com iniciativas transversais, que se reforçam mutuamente para estimular o crescimento, a inserção internacional, as vantagens competitivas, o desenvolvimento de novas competências e a produção de bens de maior conteúdo tecnológico. O Brasil não pode permanecer alheio a esse movimento”, afirma Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.