Esperada há décadas pelos produtores da região Araguaia, a pavimentação da BR-158 deve finalmente sair do papel. Nesta terça-feira, os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Renan Filho (Transportes) assinam a ordem de serviço.
A obra vai asfaltar 120 km em um contorno da terra indígena Xavante Marãiwatsédé. De acordo com o governo federal, estima-se que, pelo trecho que será pavimentado, circulam diariamente cerca de 2 mil veículos, entre eles caminhões que escoam a produção agropecuária.
O governador Mauro Mendes (União) destaca que o asfaltamento do trecho foi um dos projetos encaminhados para que seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para retomada de projetos de infraestrutura no país.
“Nós apresentamos, a pedido do presidente Lula, do Governo Federal, obras prioritárias para o estado. E ele pediu isso para todos os Estados, nós apresentamos quatro obras prioritárias, que foi a Ferrogrão, a 158 no Araguaia, a 242, que é uma Leste-Oeste, e a 080, que é uma Leste-Oeste também. Começa no Araguaia, adentra a região centro médio do nosso Estado. Isso é um primeiro ponto positivo, sem dúvida alguma, mas nós precisamos ver as obras acontecendo. Colocar no pacto é ótimo, é um primeiro passo para tudo na vida. Agora vamos esperar os próximos passos, que efetivamente essas obras ou ações acontecerão e tornarem-se realidade em algum momento”, ressaltou.
O presidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, comentou que a inclusão da rodovia na lista de prioridades do governo atende também as forças políticas regionais, que lutam para melhoria da infraestrutura e logística do Araguaia.
“A obra da BR-158 é resultado de todo esforço coletivo dos políticos daquelas regiões, vereadores, prefeitos, nós enquanto parlamentares, mas sobretudo do compromisso do presidente Lula, que no GT de transição nós já conversamos sobre isso, depois, na vinda dele a Rondonópolis ele recepcionou com a entrega formal do pedido, depois ele não esqueceu disso”, relatou.
A assinatura da ordem de serviço acontece no Parque de Exposição de Porto Alegre do Norte, às 10h. (Com informações da assessoria do Governo Federal)