Cuiabá, 25 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Economia Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 10:01 - A | A

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 10h:01 - A | A

LEILÃO

Touros adaptados são oferecidos pela Simental do Mamado no dia 3 de outubro

Da Redação

Técnico, selecionador e um dedicado estudioso da raça há quase 20 anos, o criador Mário Aguiar, mais conhecido como Mamado, realiza seu primeiro leilão próprio. O Leilão Simental do Mamado e convidados especiais será realizado no dia 3 de outubro, segunda-feira, às 20h30 com transmissão pelo Canal Terra Viva e organização da Connect Leilões.

Envolvido com a raça Simental desde 1987, adquiriu seus primeiros animais da Fazenda Charrua em 2004. De lá para cá, seleciona o Simental com foco em quatro características: rusticidade e adaptação; fertilidade; habilidade materna e ganho de peso.

 

“Buscamos, principalmente, a rusticidade com animais extremamente adaptados à nossa realidade”, explica o criador e como exemplo diz que são animais de pelo mais curto, mais resistência ao carrapato e animais que suportam temperaturas maiores. No evento, o criador e seus convidados irão disponibilizar 20 touros prontos para cobrir a campo.

“Nosso objetivo é fazer um touro que seja muito adaptado, para promover 100% de heterose em vacas brancas e produzir bezerro de excelente qualidade, com facilidade para ganhar peso rapidamente”, comenta Mamado.

Destaque atual da criação de Mamado é o touro Viamão do Mamado, em coleta de sêmen na Alta Genetics. Exclusivamente no leilão, haverá uma condição especial de venda de pacotes de sêmen. Entre suas características está muita profundidade, musculatura e pelo zero.

Fêmea campeãs – Para seu primeiro leilão, o criador ira disponibilizar uma das principais fêmeas de sua criação. Estará em oferta Orizona do Mamado, que tem em suas características a melhor caracterização da raça Simental, sendo rústica, bons aprumos, muita fertilidade e pronta para ser aspirada entre outras fêmeas puras de destaque do rebanho.

“As fêmeas puras ou mesmo as meio-sangue são muito valorizadas, pela alta fertilidade e habilidade materna, criando muito bem os animais”, afirma o criador. O leilão ainda ofertará bezerras, matrizes e prenhezes.

Além dos animais Simental do Mamado, o criador contará com oferta dos criadores Antônio Carlos de Oliveira, Simental Vale Verde (Sacramento, MG); Milton Jorge de Miranda Hage, Simental Terra Nova (Nova Aliança, SP); José Henrique Aleixo, Simental da Batatais (Batatais, SP); João Roberto de Arruda Sampaio, Simental da Cravorana (Piracaia, SP) e Saexi Santo Expedito Agropecuária Ltda, Simental Saexi (Itabira, MG).

O evento conta com avaliação técnica do médico veterinário Marcelo Gaeta, da GT Consultoria, Transmissão pelo Canal Terra Viva, cadastro com a Connect Leilões e patrocínio da Seleon, Taurus Genetica, Alta, Agrogiro, Nova Vida Embryo, Riagro, Fábrica do Embrião e Semex.

 
Cuiabá MT, 25 de Junho de 2024