Apesar da derrota por 2 a 0 para o Internacional nesta quarta-feira, 29 de novembro, o Cuiabá tem motivos para comemorar. Acabaram, de vez, quaisquer chances de rebaixamento do Dourado. Para dar ainda mais alegria aos torcedores, o técnico António Oliveira já avisou que vai continuar no comando do clube na próxima temporada, pois tem contrato assinado até dezembro de 2024.
“Primeiro, pra ficar tudo esclarecido, eu tenho contrato até dezembro de 2024. Coloca-se logo uma pedra no assunto, a não ser que o presidente queira me mandar embora”, disse o técnico, comemorando o cumprimento de seu primeiro objetivo na temporada.
A comemoração desta quarta é um mero formalismo. O Dourado já estava garantido na Série A. Estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontavam que o Cuiabá tinha 0% de chance de rebaixamento antes de entrar em campo na quarta. Havia uma probabilidade praticamente impossível de o 17º colocado alcançar a pontuação do Dourado, mas seria necessária uma combinação extremamente improvável de resultados.
A UFMG também aponta que há as chances de o Cuiabá ficar fora da Copa Sul-Americana em 2024 são muito pequenas. A probabilidade de classificação é de 99,85%. Mas, como o futebol é uma caixinha de surpresas, ainda não é permitido cravar com exatidão. Até por isso, Oliveira prefere tratar esse objetivo como um ‘bônus’ a ser alcançado, mas sem nenhuma prioridade.
“Hoje podemos dizer que cumprimos o primeiro objetivo. Aliás, o único objetivo. Se a Sul-Americana vier, eu já disse isso mais de uma vez, pra mim é o campeonato que menos importa. E vou dizer mais, o Mato-grossense é mais importante que a Sul-Americana. O Campeonato Brasileiro será para nós a primeira prioridade e ninguém vai nos desviar do que é o nosso caminho, porque o Cuiabá tem um projeto a médio e longo prazo, quer se estabilizar cada vez mais”, enfatizou.
O Cuiabá ainda tem pela frente dois jogos, que estão entre os mais difíceis da temporada. O próximo desafio é contra o Flamengo, que ainda briga para ser campeão brasileiro, no Maracanã. Em seguida, o Cuiabá fará sua última partida do campeonato em casa, contra o Athletico Paranaense.