Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Geral Terça-feira, 01 de Novembro de 2022, 10:10 - A | A

Terça-feira, 01 de Novembro de 2022, 10h:10 - A | A

LUTO

Bispo emérito Dom Gentil, principal líder da igreja católica em MT, morre aos 82 anos

Da Redação

Faleceu na noite desta segunda-feira, 31 de outubro, aos 82 anos, o bispo emérito Dom Gentil Delazari, da Diocese Coração de Jesus de Sinop (479,4 km de Cuiabá). Ele estava internado no Hospital Santo Antônio e a causa da morte não foi divulgada.

Dom gentil fez parte da Igreja Diocesana por 21 anos e estava no comando da diocese de Sinop há seis anos.

 

O bispo nasceu em 1940, na cidade de Encantado, Rio Grande do e Sul, sido ordenado a padre aos 18 anos e como bispo aos 54.

Dom Gentil passou quase quatro décadas no Rio Grande do Sul e se mudou para Sinop em junho de 1994, quando veio para assumir o cargo de bispo coadjutor na Diocese do município.

O velório do bispo ocorreu na manhã desta terça às 5h e às 17h. Uma missa de Exéquias será celebrada na Cripta da Catedral. O sepultamento está previsto para esta terça-feira, 1 de novembro. 

O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do Dom Gentil Delazari. "Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo Dom Gentil Delazari. Um homem generoso e de fé, que conduziu a Diocese de Sinop com presteza e sabedoria. Que Deus conforte o coração de todos os familiares, fiéis e amigos nesse momento de dor e tristeza”, lamentaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024