O ex-ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, pode disputar uma das duas vagas para o Senado Federal por Mato Grosso, em 2026, pelo Partido Novo. Os rumores para que o bolsonarista disputa a vaga têm aumentado. Atualmente, ele é deputado federal por São Paulo e está filiado ao PL. Membros do Novo avaliam que ele tem mais viabilidade em MT do que em SP.
Se avaliar a última pesquisa Paraná Pesquisas, da última terça-feira (06), O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apareceu em primeiro lugar com 36,5%, e o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) em segundo com 32,3%. O "calcanhar de aquiles" de Salles seria o atual secretário de Segurança Pública de SP, Capitão Derrite (PP), que apareceu em terceiro com 23,3% enquanto o ex-ministro apareceu em quarto com 13,6%. Derrite e Salles dividiram votos na segunda vaga, facilitando a eleição de Haddad.
Caso venha para MT, o cenário eleitoral muda completamente, já que terão cinco nomes da dieita concorrendo. Salles pode ser competitivo caso tenho apoio de Bolsonaro.