Cuiabá, 06 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,69
Icon search

CUIABÁ

Política Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 10:49 - A | A

Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 10h:49 - A | A

VEJA VÍDEO

Governador classifica Janaina como oposição e sugere olho no Senado em 2026

Da Redação

O governador Mauro Mendes (União) classificou a deputada Janaina Riva (MDB) como oposição e sugeriu que a postura da parlamentar, que tem feito críticas públicas ao governo e questionado suposta diferenciação no tratamento de parlamentares da base e da oposição, já sinaliza uma pré-campanha ao Senado nas eleições de 2026. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira, 05 de maio, durante coletiva de imprensa.

“Comportamento dela sim, de oposição [...] olha, me parece que sim, né? Me parece que sim”, disparou, ao ser questionado sobre as intenções da deputada.

O governador minimizou a ideia de que haja perseguição política na liberação de emendas e reforçou que “a oposição gosta de criticar, de falar coisas que muitas vezes não são verdade”.

Mauro Mendes afirmou que o governo lida bem com críticas pontuais de deputados, mas defendeu que a relação com o Executivo deve ser baseada em verdade, lealdade e reciprocidade.

“Agora, a relação ela tem que ser pautada em cima de verdade, de lealdade, e de reciprocidade [...] eu quero que tenha uma relação honesta com o Governo do Estado de Mato Grosso”, concluiu.

Por sua vez, no último dia 30, Janaina disse estar sentindo que está sendo colocada "para fora da base" de apoio do Governo na Assembleia Legislativa por causa da disputa pelo Senado no ano que vem.

"Eu sinto que estou sendo colocada para fora da base, o que é diferente. E por conta de um processo eleitoral que vai acontecer só o ano que vem. Então é mais eles me empurrando do que eu em si. Mas isso não vai mudar nada na minha atuação. Porque projetos que são importantes sempre irei votar a favor. Vocês nunca vão me ver pedindo vista de projetos que são benéficos ao Estado. Isso é bom para o parlamento, ter mais independência para pensar, sonhar e desejar", comentou. 

Já quanto a disputa eleitoral, o Instituto Tracking Pesquisas divulgou seu primeiro levantamento para o Senado em 2026 em Mato Grosso no dia 8 de abril. Mauro Mendes lidera a pesquisa com 61% das intenções de voto, seguido por Janaina Riva com 42,6%. Como haverá duas vagas em disputa, ambos seriam eleitos se a eleição fosse hoje.

Com o avanço do embate, o MDB deve definir se manterá alinhamento com o governo ou se vai apostar em um projeto próprio para 2026.

Veja vídeo:

Cuiabá MT, 06 de Maio de 2025