Cuiabá, 22 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Geral Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 18:44 - A | A

Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 18h:44 - A | A

CRISE CLIMÁTICA

Fávaro se reúne com Lula para traçar medidas para reduzir preços dos alimentos

Da Redação

O presidente Lula (PT) se reuniu nesta quinta-feira, 14 de março, com os ministros ligados ao agronegócio para buscar alternativas para incentivar a queda no preço dos alimentos. Ele espera que os primeiros resultados apareçam até abril. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), usou o arroz como exemplo dos alimentos afetados pelas "mudanças climáticas".

"O Rio Grande do Sul produz praticamente 85% do arroz no Brasil e tivemos enchentes exatamente nas áreas produtoras, o que deu certa instabilidade", argumentou ele. 

Os ministros prometeram medidas de incentivo à produção para que a queda de preços acelere. Fávaro citou o Plano Safra, mas não especificou como isso será feito. Uma alternativa pode ser estimular a produção dos alimentos em diferentes regiões, para que fiquem menos vulneráveis a problemas regionais.

"Quando a gente estimula o plantio de segunda safra no Centro-Oeste, a gente está incentivando a ter arroz perto destes centros consumidores", explicou Fávaro.

"O alimento que chega à mesa do produtor, o arroz, o feijão, o pão, o macarrão, que vêm do trigo, que vêm da mandioca, tudo isso precisa de estímulo", avaliou. 

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO AQUI EM UOL 

 
 
Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024