Cuiabá, 22 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Geral Quinta-feira, 22 de Abril de 2021, 11:36 - A | A

Quinta-feira, 22 de Abril de 2021, 11h:36 - A | A

VACINA BRASIL

Ministério da Saúde prevê vacinação para pessoas com comorbidades

Mak Lucia

O Ministério da Saúde divulgou os critérios para vacinação de pessoas com comorbidades. De acordo com as informações, o grupo deve ser convocado por idade, do mais velho ao mais jovem, a partir do mês de maio.

Os primeiros a serem convocados serão pessoas da faixa etária dos 55 aos 59 e depois dos 50 a 54 e assim sucessivamente.

Segundo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), o grupo de pessoas com comorbidades conta com mais de 17 milhões de brasileiros e inclui Diabéticos, quem possui problemas cardíacos e de pulmão, hipertensão, obesidade, doença renal crônica, imunossuprimidos e síndrome de down, entre outras.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas tenham pré-cadastro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), ou em alguma outra unidade da rede SUS. Aqueles que não estiverem inscritos, precisam apresentar durante a vacinação qualquer documento que comprove ou demonstre fazer parte do grupo de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica).

Apesar da previsão da pasta, em alguns estados onde a vacinação está em estágio avançado, a vacinação para quem possui doenças preexistentes já teve início, mais com regras, como é o caso Salvador, Teresina e Macapá.

O Ministério da Saúde disse ainda que a recomendação é seguir o plano nacional, mas que estados e municípios "têm autonomia para seguir com as estratégias locais na campanha de imunização, conforme as demandas regionais".

Cuiabá MT, 22 de Julho de 2024