Cuiabá, 27 de Março de 2025
DÓLAR: R$ 5,74
Icon search

CUIABÁ

Geral Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022, 12:33 - A | A

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022, 12h:33 - A | A

PATRIMÔNIO DE MT

Universitários concluem análise arquitetônica e estrutural do correio histórico de MT

Assessoria de Imprensa

O secretário de Cultura do município, Pedro Augusto, participou nesta segunda-feira (28) da apresentação do relatório final sobre o estudo realizado no imóvel onde funcionou a primeira agência dos Correios de Rondonópolis, localizado na região central da cidade. O documento chamado de dossiê de inventário avaliou fatores de sua estrutura física, elétrica e também dos detalhes de sua arquitetura.

Divididos em grupos os universitários executaram os dois processos que envolvem o procedimento de restauro, levantamento métrico e o fotográfico. Foram medidas a planta baixa, as esquadrias, fachada, vistas, implementação, cortes e cobertura.

 

Como resultado do estudo realizado no local conhecido como Correio Velho, a professora Cristina Piccoli explicou que os alunos também fizeram um diagnóstico das condições do imóvel, o cadastro das chamadas patologias, como a presença ou não de fissuras, rachaduras, se a tinta está descascando e se está faltando peças na estrutura.

Tudo que foi medido pelos pesquisadores, ou seja, todos os elementos que compõe o procedimento de restauro também foram fotografados. As imagens foram catalogadas e anexadas ao dossiê entregue para o secretário de Cultura do município.

Arquivo

O imóvel que atualmente está tombado como patrimônio histórico municipal foi inspecionado pelos alunos do quarto e décimo semestre do curso de arquitetura da Unic que foram acompanhados pelos professores e pela equipe da Secretaria de Cultura.

Pedro Augusto comentou que a preservação desse imóvel é fundamental para o município e a parceira com a Unic trouxe um trabalho importante para o registro e acompanhado do prédio tombado como patrimônio histórico. O mesmo trabalho deve ser feito com o imóvel da chamada Fazenda Velha, conhecida como a casa de Rondon, informou o secretário.

 
Cuiabá MT, 27 de Março de 2025