Cuiabá, 06 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
Icon search

CUIABÁ

Judiciário Terça-feira, 27 de Outubro de 2020, 12:43 - A | A

Terça-feira, 27 de Outubro de 2020, 12h:43 - A | A

COMANDO DO MP-MT

José Antônio Borges tenta reeleição; Fachone entra na disputa

Rafael Machado

Terminou nesta segunda-feira (27) o período de inscrição para os membros do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) para concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça do Estado para o biênio 2021/2023. O atual ocupante da vaga, José Antônio Borges Pereira, tenta a reeleição. Ele vai enfrentar o procurador de Justiça, Flávio Cezar Fachone.

A votação para eleição da lista tríplice ao cargo terá início no dia 11 de dezembro e seguirá até o dia 14. Neste ano, a votação ocorrerá por meio de sistema eletrônico. Participarão do processo apenas os membros do MP.

Segundo a assessoria do Ministério Público, cada membro pode votar em até três nomes, como apenas dois candidatos se inscreveram, os promotores e procuradores poderão votar nos dois ou em um só. Após a eleição, é apurado os votos e elaborada a lista tríplice, de acordo com a ordem de votação.

Depois, o documento será encaminhado para o governador Mauro Mendes (DEM), que escolherá o novo procurador-geral de Justiça no prazo de até 15 dias após o recebimento da lista.

Normalmente, os governadores têm escolhido o mais bem votado.

A posse do novo procurador-geral de Justiça ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro de 2021.

Os candidatos - O procurador Flávio Cezar Fachone ingressou no Ministério Público em 1992 e já passou pelas comarcas de Rosário Oeste, Mirassol D´Oeste, Diamantino, Várzea Grande e Cuiabá. Tornou-se procurador de Justiça em 2014 e já esteve à frente da Corregedoria-Geral até o ano de 2019. Nos bastidores, o candidato tem apoio do grupo liderado pelo ex-procurador-geral de Justiça, Paulo Prado.

José Antônio Borges foi nomeado pelo governador ao cargo em janeiro de 2019. Ele liderou a lista tríplice daquela época com apenas um voto a mais do segundo colocado, que era o atual procurador-geral, Mauro Curvo, que recebeu 138 votos.

Ele ingressou no Ministério Público também em 1992. Atuou nas comarcas de Alta Floresta, Dom Aquino, Jaciara e Cuiabá e nas Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente. Além disso, já assumiu a coordenação do Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores (NARE) e do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso – CAOP, e ocupou também o cargo de Diretor-Geral da Fundação Escola Superior do Ministério Público e foi presidente, por dois mandatos, da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP).

Cuiabá MT, 06 de Julho de 2025