Cuiabá, 14 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Opinião Segunda-feira, 06 de Novembro de 2023, 11:25 - A | A

Segunda-feira, 06 de Novembro de 2023, 11h:25 - A | A

FRANCISNEY LIBERATO

Lidere pelo exemplo

Francisney Liberato*

O exemplo do líder influenciará e contagiará os colaboradores a gerar mudanças e resultados.

O que muitos subordinados reclamam é que eles não desempenham um bom trabalho devido ao exemplo do seu chefe. Nós sabemos que cada um é cada um, portanto não podemos deixar de agir pelo mau exemplo de outros indivíduos, quer seja o líder ou os próprios subordinados.

 

Um homem que esteve entre nós e deu a maior demonstração de que o seu exemplo contagiou, como também mudou a vida de muitos indivíduos nesta terra, foi Jesus Cristo. Ele é o nosso maior exemplo de que deve haver harmonia e coerência entre a nossa ação ou omissão para que se apresente clarividente aos nossos liderados.

No livro de João 13:14-15, demonstra-se o exemplo dado pelo Mestre: “Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz”.

Mudar é até uma palavra simples, mas que por detrás dela existe uma enorme complexidade e luta contra o nosso próprio “eu” todos os dias. Não é fácil mudar, porém sabemos que não mudar pode ser letal. Outro ponto interessante é que é possível mudar enquanto existir fôlego de vida.

A mudança é necessária para que haja um maior comprometimento dos liderados na consecução dos objetivos da entidade. Sabemos que toda mudança resulta em certo desconforto para o líder como também para o liderado, diante disso, uma nova postura, uma nova filosofia de trabalho vai impactar os resultados da entidade.

O líder precisa espelhar o seu entendimento, os ensinamentos e a forma de trabalho nos seus subalternos, mas, para isso, requer que haja mudança nele primeiramente. O líder não deve apenas dar o exemplo aos seus liderados como também motivá-los e influenciá-los para os propósitos da organização. Segundo François La Rochefoucauld, pode-se utilizar do exemplo para contagiar as pessoas a fazer o que o líder deseja: “Nada é tão contagioso como o exemplo”.

Ninguém muda ninguém à força. Ninguém muda ninguém com conteúdo teórico. Ninguém muda ninguém apenas motivando. Ninguém muda ninguém apenas discursando. É pelo exemplo que ocorrem as genuínas mudanças. O exemplo do líder influenciará os seus colaboradores, para que tomem a decisão correta de mudar suas vidas para melhor.

O conhecimento adquirido pelo líder, quando é ensinado e praticado pelo servidor, é provável que haverá melhoria no desempenho do trabalho, com isso, resultando em frutos para a entidade.

Assim, nós teremos uma organização sadia e que apresenta resultados, uma vez que a liderança pelo exemplo impressionará a vida dos seus colaboradores. O 33º presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, foi inteligente ao dizer do poder que o líder exerce sobre o seu liderado: “A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer”.

A sua liderança é um exemplo para as pessoas que estão ao seu redor?

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos” e “Educação Financeira”. www.francisney.com.br

 
Cuiabá MT, 14 de Setembro de 2024