Cuiabá, 22 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Opinião Sexta-feira, 21 de Outubro de 2022, 16:43 - A | A

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2022, 16h:43 - A | A

Erlice Vuaden

Visagismo na Harmonização Orofacial

Erlice Vuaden

É preciso entender que o visagismo é um conjunto de técnicas utilizadas para valorizar a beleza. Os detalhes fazem toda diferença, especialmente nos diferentes tipos de rosto de acordo com a personalidade de cada um.

O rosto é a terceira sede de identidade e existem poucas coisas mais preciosas para uma pessoa que seu senso de identidade. "Tudo está na face", e a face humana apresenta um padrão típico "semelhante" em todos os indivíduos, entretanto, há uma caracterização distinta de pessoa para pessoa, com traços específicos, e isso é o que nos faz únicos.

 

O dom da beleza tem sido mencionado por milhares de anos pelos maiores artistas do passado sob perspectivas filosóficas e históricas, tinham opiniões diferentes e discordavam de modo veemente especialmente se ela era somente física e metafísica, culturalmente determinada, individualmente subjetiva, com percepção sensorial (bom senso) àqueles que a tem, um fenômeno socialmente construído ou que caracterizava a proporção.

Hoje com estudos de um todo, vejo que a beleza é individual, única e jamais só física e sim física e emocional. Muito mais de dentro para fora do que de fora para dentro. É preciso realçar o que mais gostamos em nós, o mais importante é estar sempre em busca da felicidade. Pessoas infelizes não conseguem realçar sua beleza.

Não é fácil lidar com a consciência de que se é "um" entre bilhões de habitantes da humanidade. A necessidade de se sentir únicos e possuir a sua "marca pessoal" deveria ser expressa em todos os aspectos da imagem pessoal. Entretanto, raramente o cliente sabe o que deseja expressar. As discussões são muitas em relação ao equilíbrio e a harmonia por conta da individualidade e da subjetividade que está no detalhe.

Para estabelecer uma base do diagnóstico clínico na estética facial precisamos reconhecer as variações das características morfológicas normais do complexo craniofacial. Qualquer desvio da "norma" é simplesmente parte da variabilidade biológica individual, que é o que torna cada face única. É por conta disso que o conceito visagismo, termo criado pelo francês Fernand Aubry (1936), é definido por Phillip Halawell como a arte de criar uma imagem customizada e pessoal que expressa personalidade e estilo de vida com harmonia e estética, permitindo ao paciente valorização, atratividade e aceitação.

O visagismo ensina o profissional a ler e materializar a identidade visual da pessoa, desde o formato, proporção e cor expressa, e mostra como o conceito afetam as pessoas emocional e psicologicamente, identificando-os positivamente para o mundo e para si mesmos, com um comportamento em sintonia com o melhor se si.

A importância da harmonização orofacial é porque a face é mais que uma estrutura, é um órgão e um canal de comunicação, que envolve muito mais que uma forma, tem personalidade própria com DNA. No visagismo e padrão facial temos que considerar as características de cada etnia para um bom planejamento. Como por exemplo: - zigomático expressivo; proporcionalidade dos terços faciais, simetria facial: como os lábios, que são sinais que expressam uma face proporcional e harmônica.

Vale lembrar, que precisamos ter conhecimento e entender o que é visagismo para ter um resultado satisfatório na harmonização orofacial (HOF). Cada ser humano tem sua beleza, e a técnica evidência o que há de único em um rosto. O que agrada no olhar é a regularidade dentro do formato irregular, são apenas toques com um pouco mais de harmonia.

Dra.Erlice Vuaden é cirurgiã-dentista especialista em dentística e atua na área harmonização orofacial.

 
Cuiabá MT, 22 de Junho de 2024