Dois homens foram detidos pela Polícia Civil, na noite desta terça-feira (03.10), transportando irregularmente 1,8 mil litros de combustível para uma área de garimpo ilegal, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Durante patrulhamento da operação Hórus-Vigia, as equipes de investigação da Delegacia de Vila Bela e Delegacia Especial de Fronteira (Defron) flagraram na estrada do garimpo Sararé, onde há vários pontos ilegais de extração de ouro, um veículo modelo HB20 transportando galões de combustíveis.
O condutor do veículo, de 21 anos, afirmou que estava fazendo um frete para o qual foi contratado pela quantia de R$ 500,00. Ele levava 800 litros de óleo diesel.
O segundo veículo, abordado na mesma estrada, era conduzido por um homem de 50 anos. Na caminhonete Toyota Hilux estavam 1.000 litros de diesel e o motorista também declarou que foi contratado por R$ 500,00 para fazer o frete.
Diante das irregularidades constatadas pelos investigadores, os motoristas e o combustível foram encaminhados à Delegacia de Vila Bela. Os dois condutores foram autuados pelo crime de produzir, comercializar ou transportar substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com a legislação ambiental.
A operação Hórus-Vigia, do Ministério de Justiça e Segurança Pública, tem foco na prevenção a crimes na fronteira mato-grossense e integra as forças de segurança da região.