Rudiney Rodrigues dos Santos, 40 anos, morreu na manhã desta terça-feira, 24 outubro no pronto-socorro e hospital municipal de Várzea Grande (PSHMVG). O homem teria fugido na última sexta-feira, dia 20 de outubro, da Penitenciaria na Mata Grande em Rondonópolis (212km de Cuiabá). Rudiney era conhecido como Pinguim e foi identificado como sendo uma das lideranças da facção criminosa Comando Vermelho. A fuga teria acontecido enquanto o suspeito e outros dois comparsas trabalhavam em uma fábrica de blocos de concreto na unidade prisional.
Conforme as informações da Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp), Rudiney teria pulado o muro da Mata Grande na companhia de Diogo de Oliveira Dias Luiz, de 29 anos e Aureo Roberto de Oliveira, de 44 anos. Ao pular o muro, Rudiney caiu e fraturou a costela. O detento buscou atendimento médico no último sábado, no dia 21 de outubro, dando um nome falso.
Rudiney acabou não resistindo ao ferimento, vindo a óbito no PSHMVG. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para exames de necropsia e ser entregue para a família.
Não há informações sobre os outros detentos e o caso é investigado.