A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da atuação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) deflagrou nesta sexta-feira (18.12) a Operação Abuterum, de combate a crimes de incêndios ilegais e delitos conexos. A operação tem apoio do Corpo de Bombeiros, Politec e Batalhão Ambiental.
A investigação tem o acompanhamento do Ministério Público Estadual e é relacionada a delitos ocorridos, especialmente, nas regiões do Pantanal Norte e Baixada Cuiabana.
Estão sendo cumpridos pelas equipes da Dema mandados de buscas e apreensão em propriedade rurais e residência. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Curvo.
Além dos mandados de buscas, também estão sendo realizadas perícias complementares, bem como a requisição de documentos a uma concessionária de serviço público. A documentação deve ser fornecida no prazo de cinco dias, sob pena de responsabilidades pertinentes.
O nome 'abuterum' vem do latim e significa 'você abusa'.
Após a operação, a DEMA, Corpo de Bombeiros, Politec, Batalhão Ambiental e MPE atenderão a imprensa às 9h30, no auditório da Diretoria da Polícia Civil (Avenida Cel. Escolástico, 346 – Bairro Bandeirantes).