Em meio à tensão por emendas entre deputados e o Governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB), afirmou que irá cobrar os repasses e reafirmou que as emendas são garantidas por lei até mesmo para opositores. Max falou sobre o assunto nesta quarta-feira, 07 de maio.
O assunto veio à tona após a deputada Janaina Riva (MDB) expor que o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, estaria dificultando o repasse de emendas de sua autoria por, supostamente, Janaina pertencer à oposição. Ela chegou a dizer que não tinha medo de enfrantá-los e que outros parlamentares de oposição também tiveram as verbas barradas.
“Cobrar não, é lei! Deputado de situação ou oposição a emenda vai ser paga, tem que ser paga e se não for eu vou cobrar. Eu vou cobrar isso agora em maio? Não! É igual você cobrar uma duplicata antes do vencimento. Se a pessoa tem até dezembro para me pagar uma conta, vou exigir que ela me pague em maio? Não! Eu não tenho, como presidente, essa prerrogativa”, disse Max.
O valor anual de emenda para cada deputado é de R$ 28 milhões, sendo que, deste valor 50% deve ser destinado exclusivamente para a saúde.