Cuiabá, 22 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 13:10 - A | A

Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 13h:10 - A | A

EM VÁRZEA GRANDE

Botelho lidera corrida à Assembleia; Emanuelzinho é favorito para federal

O dia das eleições está cada vez mais próximo e alguns candidatos já estão “grudados” na cabeça do eleitorado. É o caso de Eduardo Botelho (União), Emanuelzinho (PTB) e Wellington Fagundes (União). Os três concorrem à reeleição aos cargos de deputado estadual, federal e senador, respectivamente, e aparecem como os nomes mais lembrados da população de Várzea Grande. O levantamento foi feito pelo Instituto Gazeta Dados e divulgado neste domingo (4).

Atual presidente da Assembleia Legislativa, Botelho aparece como o mais lembrado pela população várzea-grandense, com uma parcela de 11,94% dos entrevistados. Em segundo lugar está o presidente da Câmara Municipal, Fábio Tardin (PSB), com 7,09% dos eleitores. Em terceiro, aparece o ex-govenador Júlio Campos (União), que foi citado por 3,73% dos entrevistados.

 

Faissal Calil (Cidadania) surge em quarto lugar, com 1,87% dos votos. Juca do Guaraná Filho (MDB) e Lúdio Cabral (PT) estão empatados com 1,49%. Edna Sampaio (PT), Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB) estão no mesmo patamar, com 1,12%.

Já 63,43% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Confira a lista dos candidatos e sua pontuação:

 

DEPUTADO FEDERAL

Já entre os candidatos a deputado federal, Emanuelzinho (MDB) lidera no levantamento realizado pelo Gazeta Dados. O emedebista é mencionado por 6,34% dos entrevistados. Em segundo aparece o deputado estadual Allan Kardec (PSB), com 5,60% das intenções de voto.

Em terceiro lugar vem Dra Mara (Podemos) com 4,85%, enquanto o suplente de deputado federal Valtenir Pereira (MDB) surge em quarto com 1,87%.

O ex-comandante da Polícia Militar, coronel Assis (União), o suplente de senador Fábio Garcia (União) e Rogerinho Dakar (PSDB) foram lembrados por 1,49% dos ouvidos.

Já 67,16% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder.

SENADO FEDERAL

Entre os postulantes à cadeira no Senado, Wellington Fagundes se consolida à frente do ex-deputado federal cassado Neri Geller (PP). O senador bolsonarista aparece com 24% das intenções de voto, enquanto o apoiador de Lula, surge com 14% em Várzea Grande.

Bem atrás, o vereador por Cuiabá, Kássio Coelho (Patriota), aparece com 2% das intenções de voto.

Antônio Galvan (PTB), Feliciano Azuaga (Novo), Jorge Yanai (DC) tiveram 1% cada. Já José Roberto do PSOL não pontuou.

Nenhum/branco/nulo somaram 10% e os que não responderam ou não souberam são 47%.

Levando em consideração apenas os votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos e abstenções, Wellington chega a 56%, contra 33% de Neri Geller.

 

A PESQUISA

O Instituto Gazeta Dados ouviu 325 pessoas de forma presencial em Várzea Grande, entre 26 e 28 de agosto. A metodologia usada foi a Survey e a pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral com o número MT-07523/2022.

 
Cuiabá MT, 22 de Junho de 2024