Eleito no segundo turno em 2016, com 98.051 votos, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), busca a reeleição em Cuiabá, com apoio de 11 partidos. Além da sua própria sigla, compõem a coligação “A mudança merece continuar”, os partidos PP, PV, PSDB, PL, PTC, PCdoB, PMB, PTB, Republicanos e Solidariedade.
Em um plano de governo de 33 páginas, o prefeito começa explicando que uma das grandes dificuldades na próxima gestão será a escassez de recursos, quer sejam financeiros ou humanos, e exigirá mais uma vez do seu Governo muito dinamismo, criatividade e inovação.
O documento afirma que um possível segundo mandato será pautado no povo, com a Administração Pública como instrumento, contando com participação popular, fazendo propostas factíveis de serem executadas, com foco no planejamento, na inovação e criatividade de ideias, priorizando o interesse público, assim como promete a correta aplicação dos recursos financeiros.
Emanuel Pinheiro dividiu o plano de governo em cinco eixos, sendo o primeiro de realização de gestão municipal cidadã que trata do servidor, das associações e sindicatos que representam a classe, da modernização administrativa e da participação social e transparência.
O segundo eixo, trata do desenvolvimento econômico sustentável e geração de emprego e renda no cenário de pandemia/pós pandemia, que trata as questões ligadas à indústria e comércio, aos pequenos produtores, ao pequeno e microempresário, ao turismo e à geração de emprego e renda no cenário da pandemia que assola o nosso planeta.
Já o terceiro eixo proposto por Pinheiro em seu plano de governo aborda a cidadania e inclusão social que trata da educação, saúde, assistência social, esporte e lazer, segurança e cultura.
A quarta parte do projeto trata sobre infraestrutura, mobilidade urbana, acessibilidade e segurança integrada na baixada cuiabana que trata da adequação do Sistema Viário Municipal, da acessibilidade nas vias e órgãos públicos, da segurança integrada da região metropolitana, entre outros.
Por último, o prefeito apresenta as propostas do meio ambiente, com o Plano de Gestão Sócio Ambiental, da preservação ambiental, fontes alternativas de energia e saneamento sustentável.
- SERVIDOR PÚBLICO
O plano de governo ressalta a importância do servidor público em uma gestão para que as políticas públicas cheguem aos que mais necessitam. No plano de governo, diz que será insituído o Programa de Valorização do Servidor Público Municipal, que será construído com a participação dos servidores e será periodicamente avaliado e atualizado.
O servidor será capacitado em um Centro de Capacitação e Treinamento na Escola do Servidor Público Municipal. Será implantado também um mecanismo de fortalecimento da Previdência do Servidor Público Municipal.
- ECONOMIA
No polo de economia, serão estabelecidas campanhas de estímulo ao consumo local com formação e capacitação em empreendedorismo, mídias digitais, em comércio, serviços eletrônicos, gestão, entre outros, destinados aos empreendedores e trabalhadores locais em articulação com iniciativa privada e o terceiro setor sempre articulado pelo poder público local.
Na região do Cinturão Verde, será desenvolvido projeto para regularização de áreas rurais e com isso possibilitar aos pequenos produtores acesso a linhas de crédito. Essa iniciativa dotará as pequenas propriedades de tecnologia e recursos para incrementar a produção de hortifrutigranjeiros para que permitam melhorar a 15 produtividade das áreas, estimulando o uso de produtos orgânicos que poderão ser aproveitados na merenda escolar e em outros programas de abastecimento, gerando renda e empregos na área rural.
Será estimulada a criação de polos de empreendimento da economia criativa - propaganda, arquitetura, mercados de arte e antiguidades, artesanato, design, moda, filme e vídeo, software de lazer, artes performáticas, edição, jogos de computador, serviços de televisão e rádio - no centro e nos bairros, visando estimular a geração de empregos e novas oportunidades aos jovens talentos cuiabanos, aumentando número de pequenos e microempresários.
- EDUCAÇÃO
Em um possível segundo mandato, o prefeito promete dar continuidade aos projetos cujos resultados trouxeram melhorias para a qualidade de vida da população, principalmente as mais carentes, visando garantir os direitos fundamentais das pessoas e melhoria contínua da qualidade de vida.
Na área da educação, Emanuel vai manter o projeto "Bom de Bola, Bom de Escola", que hoje atende 800 alunos na faixa etária dos 6 aos 14 anos em quatro regionais de Cuiabá na modalidade futebol e futsal e mantém o conceito de escola aberta.
Emanuel também promete ampliar o número de unidades escolares que atuarão com o programa e detalha as ações realizadas na educação e que os projetos iniciados terão continuidade e, à medida que surgirem as necessidades, novos projetos serão implantados.
- SAÚDE
O gestor afirma que muitas medidas foram tomadas na área da saúde, sendo as principais a priorização da atenção básica, a melhoria do atendimento e das informações aos usuários do SUS.
Com o controle da pandemia, serão retomadas as obras para implantação do Hospital da Família (HFam). Segundo o prefeito, o compromisso com a saúde pública continuará sendo prioridade na agenda governamental.
- SEGURANÇA PÚBLICA
O plano de governo do atual gestor detalha que o momento é de articulação, de reunião de esforços e recursos, através de ações integradas que busquem criar uma sinergia entre todos os atores capazes de provocar mudanças importantes nesse cenário cada vez mais caótico da segurança pública.
Emanuel promete atuar na área preventiva, com a revitalização de áreas hoje ocupadas por traficantes. Maior desenvolvimento de projetos sociais e parceria com municípios vizinhos para que sejam realizadas planos e ações integradas no combate a segurança.
- MOBILIDADE URBANA
A acessibilidade é uma das pautas de Emanuel para a próxima gestão, caso seja reeleito. O prefeito promete rebaixar os meios-fios para facilitar a acessibilidade e instalar sinalização para deficientes visuais e auditivos.
Os espaços de lazer também deverão continuar sendo ampliadosm, para melhor aproveitamenot dos espaços públicos. Para manutenção destes lugares, Emanuel diz que buscará apoio e parcerias com a iniciativa privada, com programas de adoção de praças.
O plano também destaca a promoção de uma maior integração entre os modais de transporte, além de expandir a melhoria nas paradas de ônibus.
Veja todas as propostas de Emanuel Pinheiro clicando aqui.