Cuiabá, 06 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
Icon search

CUIABÁ

Política Domingo, 04 de Outubro de 2020, 14:02 - A | A

Domingo, 04 de Outubro de 2020, 14h:02 - A | A

PLANO DE GOVERNO

Conheça as propostas de Gisela Simona, única mulher concorrendo a prefeitura

Jefferson Oliveira
Cuiabá

Única mulher concorrendo à cadeira da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Gisela Simona (Pros) terá como vice-prefeito o maestro Fabrício Carvalho (PDT). Funcionária pública estadual, Gisela foi candidata a deputada federal e obteve 50.682 votos em 2018, mas não conquistou a vaga em Brasília.

Com o slogan “Mãos limpas e unidas por Cuiabá”, a coligação partidária é formada pelos partidos Pros, Avante, PDT e Rede Sustentabilidade. Gisela revela que o plano de governo é fruto do esforço e da inteligência coletiva de técnicos, dirigentes dos quatro partidos coligados neste projeto.

A candidata acredita na realização de um trabalho com pulso firme e mão forte no caixa da prefeitura, cortando custos da máquina administrativa, valorizando os servidores públicos, exigindo perfil adequado e ético de todos os cargos comissionados, combatendo a corrupção e buscando a eficiência nos gastos públicos.

As propostas de Gisela teve como referência de planejamento o Plano Estratégico do Município de Cuiabá 2013-2023, elaborado junto ao PDI-TCE-MT e são divididas em cinco eixos em 23 páginas.

No primeiro eixo, a ênfase do plano de governo prioritária será o combate implacável à corrupção, já no segundo eixo, tem um foco estratégico, tem os seis pilares que sustentarão a gestão e por último no terceiro eixo, traz a dimensão dos direitos humanos.

- SERVIDOR PÚBLICO

Gisela pretende implantar programa de contratação de servidores exclusivamente comissionados, com as devidas qualificações para o desempenho das funções, aliando a parte política e a capacidade técnica: análise curricular, de experiência e de perfil.

A proposta também é implantar a Escola do Servidor Público Municipal, em parceria com demais entidades públicas (CGE, CGU, TCEMT e AMM), com o objetivo de garantir a capacitação dos servidores de forma continuada, seja por meio de cursos presenciais ou a distância.

No plano também prevê a capacitação continuada especial para líderes e demais servidores da alta administração e também promover a modernização no uso de ferramentas de gestão eletrônica, que possa de fato implementar a cultura Papel Zero em toda administração sistêmica municipal e preparar o serviço público para os novos desafios de mercado, como o Teletrabalho.

- ECONOMIA

Uma novidade apresentada por Gisela é a criação do o IPTU Social, aumentando a faixa de isenção a aposentados, pensionistas, inválidos e viúvos que recebem até cinco salários mínimos, proprietários de único imóvel.

Também há a previsão de isenção do IPTU a contribuinte portador de doenças graves, proprietários de único imóvel para sua moradia, em valor venal até R$ 60.000,00.

Outra proposta é investir em tecnologia avançada, visando melhorar a performance da arrecadação e fiscalização dos grandes contribuintes (bancos, prestadores de serviços médicos, etc.).

Outra proposta é implementar Sistema da Dívida Ativa Tributária, com vistas a reduzir a inadimplência e aumentar o índice de execuções e recebimento de tributos devidos e ainda há a previsão de fortalecer a PGM (Procuradoria Geral do Município) para aumentar a eficiência da execução fiscal, principalmente sobre grandes devedores.

- EDUCAÇÃO

Na área da educação Gisela quer criar a primeira creche 24 horas para as mães trabalhadoras de Cuiabá e construir 11 creches até 2024, para atendimento de mães trabalhadoras que têm filhos em idade de 0 a 3 anos, com vistas à universalização do atendimento na Educação Infantil. Existe um déficit de vagas para 11.571 crianças, segundo dados de 2018 (33,79%).

Gisela quer oferecer condições para 100% das escolas realizarem atendimento do ensino mediado por tecnologias (ensino remoto) ao encontro da legislação vigente e também oferecer anualmente um curso de formação especializada, para atender a crianças com deficiência.

A candidata buscará manter a oferta de 1,5 mil (um mil e quinhentas) vagas para o Curso Preparatório Comunitário para Vestibular da Prefeitura de Cuiabá e também apoiar a pasta social para atendimento de pais de crianças matriculadas, que desejam realizar cursinhos preparatórios para entrada no ensino superior.

- SAÚDE

Na saúde, quer criar uma comissão permanente para revisão dos contratos já firmados e para o acompanhamento dos novos contratos, com participação direta dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

Redimensionar, por meio de estudos técnicos, as necessidades reais de recursos humanos da SMS; reduzir a máquina pública e ainda finalizar as obras de quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), que estão paradas.

A candidata busca, aperfeiçoar a gestão do SUS/Cuiabá quanto ao financiamento e à gestão estratégica e participativa (Ouvidoria, Auditoria, Monitoramento e Avaliação, Controle Social), visando qualidade e eficiência do sistema e dos serviços de saúde.

Na atenção secundária, Gisela quer criar cinco unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo mais três especializadas em transtornos mentais nas regiões dos bairros Pedra 90, Morada da Serra e 9 Coxipó; e duas unidades exclusivas para Álcool e Drogas (atualmente só existe uma unidade).

A candidata ainda quer criar Centro de Referência para o Tratamento do Autismo

- SEGURANÇA PÚBLICA

Já sobre o tema segurança Gisela e Fabrício, a criança do Observatório de Segurança Municipal, órgão responsável pela construção de indicadores e coleta de dados que embasem as políticas públicas de segurança Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Articular a ordem pública com as escolas e demais órgãos municipais, em parceria com a polícia, para uma ação mais eficiente na garantia da integridade dos servidores públicos em seus postos de trabalho e do público atendido em unidades de saúde, escolas e fiscais da prefeitura.

Buscará também aumentar o emprego de tecnologias de vigilância e monitoramento nas principais vias e logradouros públicos para prevenção e inibição da violência e fortalecer o Conselho Municipal de Segurança.

- MOBILIDADE URBANA

No plano, de mobilidade consta recapear 300 KM dos atuais 1075 km de vias públicas com asfalto antigo de Cuiabá, minimizando os gastos com os paliativos tapa buracos e também ampliar de 1450 km para 1650 Km a malha de ruas pavimentadas diminuindo de 650 KM para 450 KM a demanda de ruas novas asfaltadas em Cuiabá.

Gisela pretende implantar o serviço de limpeza e lavagem de ruas e calçadas com caminhões especializados, mais eficientes e baratos que as varrições executadas manualmente e exclusivas nas ruas centrais de Cuiabá.

Ainda quer estruturar as subprefeituras regionais com maquinários, equipamentos e recursos humanos, para atender de maneira descentralizada as demandas dos bairros nos quatro polos de Cuiabá.

Para acompanhar as propostas completas, clique aqui

Cuiabá MT, 06 de Julho de 2025