A distância entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT) diminuiu. É o que diz a pesquisa Exame/Idea, divulgada nesta quinta-feira (25), que mostra uma diferença de 8 pontos percentuais entre os dois. Na última pesquisa, feita exatamente há um mês, a diferença era de 11 pontos.
Lula ainda aparece nas pesquisas como o primeiro colocado, com 44% das intenções de voto. O número é o mesmo registrado na pesquisa anterior. Já Bolsonaro subiu de 33%, registrados na pesquisa anterior, para 36%.
O aumento, contudo, está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos.
Ciro Gomes (PDT) continua na terceira posição, com 9% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) tem 4%, Felipe d’Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) pontuaram 1%. Leonardo Péricles (UP) surge com apenas 0,2%.
Votos brancos e nulos chegam a 2% e indecisos somam 3%.
Pesquisa estimulada:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 36%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 4%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Felipe d'Ávila (Novo): 1%
Leonardo Péricles (UP): 0,2%
Sofia Manzano (PCB): 0,1%
Soraya Thronicke (União): 0,1%
Roberto Jefferson (PTB): 0,1%
Eymael (DC): 0,1%
Metodologia de pesquisa:
A metodologia utilizada na pesquisa foi a quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do em todo o país.
Foram ouvidas 1.500 pessoas, entre os dias 19 e 24 de agosto deste ano. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais.
A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-02405/2022.