O governador Mauro Mendes (DEM) acredita na substituição do modal VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) pelo BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, em tradução livre) sem nenhum problema e empecilho, já que o estudo foi técnico e que teve a participação do Ministério do Desenvolvimento. A declaração foi feita na última sexta-feira, 22, durante a entrega de 250 viaturas para as forças de segurança.
O democrata falou com a imprensa sobre o assunto e afirmou que as reuniões para a troca para o novo modal continuam avançadas e o trabalho está tendo sequência normal para a instalação do BRT em Cuiabá e Várzea Grande.
“O governo fez um estudo técnico e profundo com 1.400 páginas e estamos muito seguros da decisão, no campo técnico e no campo jurídico e vamos dar prosseguimentos aí em todas as tratativas e tem alguns desdobramentos para serem tomados e o governo está diligentemente cuidando de todas as ações”, declarou.
Segundo o governador, a troca contou com a presença de técnicos do Ministério do Desenvolvimento. Ele acredita que se a decisão for técnica e seguir os princípios republicanos, as duas principais cidades do estado terão o BRT.
Em contrapartida, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou na última quinta-feira (21) a criação de um Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
A equipe formada irá avaliar qual modal é viável para a Capital e também os estudos do Governo do Estado que, em decisão unilateral, optou pela troca do VLT pelo BRT.