Após o governador Mauro Mendes (DEM) anunciar nesta segunda-feira (1º) o toque de recolher entre 19h e 5h em todo estado, a deputada Janaina Riva (MDB) disse que é contra a medida, pois o horário imposto "vai prejudicar pais de família".
A parlamentar disse que recebeu com preocupação o novo decreto estadual, principalmente por afetar a sobrevivência de alguns trabalhadores.
“Nós políticos precisamos entender o momento que nós estamos; um ano de pandemia, muitas empresas fechadas, milhares de empregos perdidos e agora, com a vacinação iniciada, parece que retroagimos e seguimos em um futuro incerto”, escreveu a deputada em seu Twitter.
Janaina explicou que é a favor da saúde, mas não se pode ignorar o fato de que as pessoas precisam trabalhar, comer e se alimentar. A restrição, de acordo com a parlamentar, pode causar mais aglomerações do que as que já estão acontecendo.
“O toque de recolher pode jogar na miséria milhares de autônomos que vivem do espetinho, do açaí e de atividades informais”, acrescentou.
Riva sugere que o toque de recolher comece às 22h e mercados e demais atividades consideradas essenciais sejam liberados para funcionar todos os dias até 21h.
Os bares, segundo a deputada, também deveriam funcionar até as 21h, mas com uma fiscalização rígida para conter aglomerações nestes estabelecimentos.