Cuiabá, 06 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
Icon search

CUIABÁ

Política Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 13:33 - A | A

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 13h:33 - A | A

TABULEIRO ELEITORAL

Janaína Riva rompe com Emanuel e vai apoiar França

Tarley Carvalho
[email protected]

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) decidiu retirar seu apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro, seu correligionário, para comandar a capital Cuiabá por mais quatro anos. Oficialmente, a decisão foi tomada nesta quarta-feira, dia 7 de outubro. Nos bastidores, a deputada já havia batido o martelo há semanas. A emedebista apoiará agora o projeto do ex-prefeito, apresentador e candidato Roberto França (Patriota).

As informações acerca da decisão da deputada foram confirmadas por sua assessoria de imprensa. Por enquanto, a parlamentar não irá se manifestar mais detalhadamente em respeito ao seu período de amamentação.

A informação foi revelada pela jornalista Marisa Batalha, do site O Bom da Notícia. Segundo a reportagem, nesta manhã, Riva participou de uma reunião a portas fechadas com os deputados Eduardo Botelho (DEM), presidente da Casa, e Dr. João, correligionário de Janaína.

A reportagem do Estadão Mato Grosso entrou em contato com o Dr. João, que negou ter participado de tal reunião. Ele disse que o assunto ainda será tema de reunião entre os deputados estaduais do MDB (Dr. João, Romoaldo Júnior, Thiago Silva e Janaína Riva) com o deputado federal Carlos Bezerra, cacique do partido, para uma decisão colegiada. Ele ressaltou que, até o momento, todos os deputados do MDB apoiam o projeto de reeleição de Emanuel Pinheiro.

A reportagem questionou ao deputado Carlos Bezerra se a decisão foi fruto de alguma articulação política sua, que ficou indignado com a dobradinha da família Pinheiro em lançar pai e filho às prefeituras das duas maiores cidades do estado, Cuiabá e Várzea Grande. Rapidamente, ele afirmou que ainda precisaria saber sobre a decisão da deputada e que não poderia precisar o assunto. O político desligou o telefone logo em seguida.

Roberto França também negou ter participado de qualquer reunião com os políticos citados, mas recebeu com alegria a notícia de que receberá o apoio de Janaína Riva, única deputada mulher da Assembleia Legislativa. Ele ressaltou que não tem buscado converter apoiadores de seu adversário Emanuel em seu favor e afirmou que se dedica a construir sua campanha.

O presidente Eduardo Botelho não atendeu às ligação e o candidato Emanuel Pinheiro, por meio de sua assessoria, não quis comentar a decisão de Janaína.

DELAÇÃO
Não há nada confirmado sobre o assunto, mas o acordo de colaboração premiada do ex-presidente da Assembleia Legislativa e pai de Janaína Riva, José Geraldo Riva, pode ter alguma relevância na decisão da parlamentar.

Em setembro, o jornal Estadão vazou trechos da delação premiada do Riva pai em que ele detalha o pagamento de mensalinho a deputados estaduais para compra de apoio político. Entre os alvos da delação está o prefeito Emanuel Pinheiro, que estava deputado antes de ser eleito chefe do Poder Executivo municipal.

Cuiabá MT, 06 de Julho de 2025