O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Moacir Rogério Tortato, derrubou uma propaganda eleitoral do candidato a prefeito, Lúdio Cabral (PT), por fazer ataques ao adversário Eduardo Botelho (União). A peça estava sendo veiculada no Facebook e no Instagram do candidato e de sua vice, Rafaela Fávaro (PSD). A decisão é desta tarde de segunda-feira, 9 de setembro.
“Nos vídeos, foram feitas acusações graves contra o candidato José Eduardo Botelho, incluindo a afirmação de que ele utiliza a política para enriquecer às custas do sofrimento da população. Além disso, o vídeo faz um comparativo que denigre a imagem do candidato, sem qualquer lastro factual que sustente as alegações”, fundamentou o juiz.
Tortato determinou que os dois candidatos, Lúdio e Rafaela, removam os vídeos de suas redes sociais, sob risco de multa no valor de R$ 10 mil por cada caso de descumprimento.
Na avaliação do juiz, as acusações da chapa desequilibram o processo eleitoral, pois prejudicam Botelho de forma irreparável.
O magistrado determinou a citação da chapa e do Ministério Público Eleitoral (MPE) para manifestação no processo. Lúdio tem um dia para se manifestar e, após o fim do prazo, inicia-se a contagem, também de um dia, para o MPE se manifestar.