Cuiabá, 30 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024, 16:51 - A | A

Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024, 16h:51 - A | A

APOIO FEDERAL

Ministro de Lula afirma que irá "investir forte" no VLT; projeto custa R$ 4,9 bilhões

Da Redação

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que irá ajudar Cuiabá na mobilidade urbana, com a articulação para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT). A fala foi feita nesta segunda-feira, 8 de janeiro, durante o ato simbólico convocado pelo presidente Lula (PT) para marcar o aniversário de um ano dos atos de vandalismo registrados contra as sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) está em Brasília e publicou vídeo ao lado do ministro. Padilha ressalta os investimentos realizados pelo governo federal em Cuiabá e garante que irá "investir forte na mobilidade urbana".

“Grande abraço a todo mundo de Cuiabá, um abraço ao nosso prefeitão aqui, grande liderança. A população de Cuiabá já sabe dessa parceria do presidente Lula como nosso prefeito, que vai conseguir fazer cada vez mais coisas para Cuiabá, levando recursos para habitação, saúde, educação e vamos investir forte na mobilidade urbana na cidade com o VLT. O ministro Jader Filho, ministro das Cidades, está cada vez mais compreendendo essa ideia. O prefeito trouxe a proposta, o Emanuel Filho, que é o vice-líder do nosso Governo aqui na Câmara do Deputados também tem trazido esse tema. Então, pode contar conosco, pode contar conosco através do presidente Lula para melhorar a mobilidade urbana de Cuiabá”, disse Padilha.

Emanuel garante que o projeto do VLT cuiabano já foi pré-selecionado para ser uma das obras integrantes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o prefeito, a nova proposta está estimada em R$ 4,9 bilhões e contará com novos trechos que ampliarão o trajeto inicial do modal.

“O projeto do VLT Cuiabano, com seus complementos, foi pré-qualificada, foi pré-selecionada, ou seja, o sistema abriu e aceitou a nossa proposta. Com essa aprovação, será possível realizar o sonho do povo Cuiabano em ter um transporte sustentável, silencioso, digno, que vai promover não só o desenvolvimento econômico, urbano e social, mas vai garantir dignidade para os usuários do transporte coletivo. Vamos virar a página do transporte coletivo, colocando Cuiabá na linha de frente das grandes cidades do Brasil e do Mundo que adotaram o moderno sistema do VLT”, esclareceu Pinheiro. 

Ainda nesta semana, o prefeito de Cuiabá manterá agendas em Brasília para tratar da implantação do VLT na capital.

Vídeo

 
Cuiabá MT, 30 de Maio de 2024