Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sábado, 29 de Outubro de 2022, 17:29 - A | A

Sábado, 29 de Outubro de 2022, 17h:29 - A | A

ELEIÇÕES 2022

Nova Zelândia é primeiro país a iniciar votação de 2º turno

G1

Às 16h deste sábado (29), 16 horas antes de começar a votação do segundo turno no território brasileiro, começou a votação do segundo turno dos eleitores inscritos na Nova Zelândia se encerra, pois já são 8h de domingo pela hora local.

As quatro zonas eleitorais ficam todas na capital Wellington. São as primeiras no mundo a abrir -- e fechar -- na eleição brasileira. Há 2.951 eleitores inscritos e aptos a votar naquele país da Oceania.

 

Eleitores que moram no exterior só podem votar para o cargo de presidente.

Há 697 mil brasileiros inscritos para votar fora do país, ou seja, eles representam apenas uma pequena fração do total de votos, já que há ao todo 156,4 milhões de pessoas aptas a participar da eleição.

O resultado oficial da apuração no exterior, assim como no Brasil, será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral somente após as 17h (horário de Brasília), quando termina a votação local. No entanto, como ocorreu no primeiro turno, o g1 fará um levantamento de boletins de urna mundo afora, apresentando alguns desses resultados com antecedência.

Os boletins de urna mostram a votação individual em cada candidato e os votos que eles receberam naquela seção específica (não em todo o país), além dos votos para cada partido político, os votos nulos e os votos em branco.

 

Depois da Nova Zelândia, o próximo país a iniciar votação é a Austrália, que tem 5 locais de votação este ano: Sydney, Camberra, Melbourne, Perth e Brisbane.

Depois da Oceania, a eleição começa nos países da Ásia, onde está o Japão, um dos lugares com mais eleitores brasileiros, mais de 76 mil.

Em seguida, é a vez dos consulados brasileiros do Oriente Médio, da Europa e da África.

Os últimos lugares a iniciarem a votação serão as zonas de Vancouver, no Canadá, e Los Angeles e São Francisco, nos EUA, que abrem às 12h do domingo, pela hora de Brasília.

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024