A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), defendeu os políticos apoiadores do prefeito Abilio Brunini (PL) que foram curtir o carnaval em Balneário Camboriú-SC. O fato gerou polêmica porque Abilio proibiu verba pública para o carnaval cuiabano porque a capital vive um decreto de calamidade financeira. Paula falou com a imprensa nesta quinta-feira, 06 de fevereiro.
O vereador Rafael Ranalli (PL), que chegou a apresentar projeto proibido financiamento público no carnaval durante quatro anos, falou que a festividade resulta em problemas sociais como gravidez na adolescência e mortes violentas.
Um dos políticos flagrados curtindo o carnaval de Balneário Camboriú foi o irmão de Paula, o deputado estadual Faissal Calil (Cidadania). Além dele, a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) também aparece nos vídeos.
“O político, o parlamentar, ele pode passar o carnaval em Cuiabá, em Alta Floresta, ele pode passar o carnaval em Chapada [dos Guimarães], onde ele pretende ir [...] O Estado é laico, tem pessoas que preferiram ir para o Vinde e Vede, para o movimento da Assembleia de Deus. Então, cada um curte o carnaval da maneira que acha que deve”, falou.
Paula falou que é coerente a não destinação de recursos da prefeitura para o carnaval público.
“Cuiabá vive um momento difícil, temos um decreto de calamidade financeira. O prefeito Abilio tomou essa decisão em não investir recurso público no carnaval e ele está coerente porque nós temos no final de semana mesmo eu estive em várias comunidades com problemas de alagamentos onde nós temos falta de infraestrutura... como Cuiabá vive um caos, o prefeito investir dinheiro público no carnaval não tem coerência”, disse.