Cuiabá, 22 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022, 12:08 - A | A

Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022, 12h:08 - A | A

FECHANDO O CERCO

Polícia Federal cumpre mandados contra manifestantes pró-golpe de Estado em Cuiabá

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã de quinta-feira, 15 de dezembro, uma operação contra bolsonaristas apontados por financiar os atos pró-golpe de Estado. Ao todo, são 81 mandados expedidos para cumprimento em sete estados, entre eles o Mato Grosso. A operação cumpre decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em Mato Grosso, os mandados são cumpridos inicialmente em Cuiabá. Não há informações ainda se há alvos em outras cidades. Até o fechamento desta matéria, o único nome vazado é o da advogada Analady Carneiro, que é alvo de busca e apreensão.

 

Ainda não há confirmação de outros alvos na capital e nem se, caso existam, possam ser algum de prisão.

O ministro determinou a prisão preventiva, quebra de sigilo bancário e bloqueio de contas de dezenas de empresários.

Além de Mato Grosso, os policiais federais também cumprem mandados no Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

INVESTIGAÇÕES
Ainda não há informações oficiais sobre as investigações que culminaram na operação de hoje. Elas podem estar relacionadas com o desembarque de vários policiais federais em Cuiabá, no dia 15 do mês passado.

Os agentes vieram a Cuiabá para investigar os financiadores dos atos antidemocráticos, que têm causado desordem em todo o país desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua tentativa de reeleição.

Inconformados com a derrota, bolsonaristas passaram a fazer manifestações, bloqueios de rodovias e acampamentos em frente a quartéis, onde pedem para as Forças Armadas aplicar um golpe de Estado contra o presidente eleito, Lula (PT).

Nesta semana, um grupo mais radical tentou invadir a sede da Polícia Federal em Brasília. Vândalos chegaram a queimar ônibus e carros.

 
Cuiabá MT, 22 de Junho de 2024