O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, demonstrou preocupação com um possível surto de covid-19 devido à movimentação das campanhas eleitorais em Mato Grosso. Em conversa com jornalistas na última quarta-feira (28), ele afirmou que teme um crescimento acelerado do número de novos casos nos próximos dias.
Não são apenas as aglomerações que causam preocupação. Gilberto destacou que alguns candidatos têm agido como se não houvesse mais pandemia e até deixaram de usar máscaras, expondo eles mesmos e seus possíveis eleitores.
“É um péssimo exemplo os candidatos que, neste momento, deixam esse recado para população. É melhor que a população pense quem tem maturidade e responsabilidade social para assumir um cargo de tamanha importância”, disse o secretário, sem citar nomes.
Gilberto aproveitou para fazer um apelo à população, para que não siga o mau exemplo dado pelos postulantes. Ele lembrou que é essencial continuar se protegendo com o uso de máscaras e demais medidas, porque a doença pode ser fatal para alguns casos, por mais que muitos consigam superá-la de forma mais fácil.
O secretário também criticou os prefeitos que liberaram a realização de eventos para grandes públicos. Apesar de reconhecer que os gestores têm sua autonomia, ele destacou que os interesses eleitorais não podem se sobrepor à saúde pública.
“Todos, neste momento, estão focados na eleição. Por isso, a pandemia, para muitos, parece que já acabou”, disse. “Mas não acabou. Estamos com uma média de 700 casos novos por dia”, concluiu.