Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022, 17:38 - A | A

Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022, 17h:38 - A | A

NOVA GESTÃO

Sem concorrentes, Chico 2000 é eleito presidente da Câmara de Cuiabá

Da Redação

Chico 2000 (PL) será o presidente da Câmara de Cuiabá a partir do próximo ano. Sem nenhuma concorrência, a chapa encabeçada pelo vereador para a Mesa Diretoria venceu a eleição realizada na tarde desta quinta-feira, 25 de agosto. A chapa única recebeu 17 votos favoráveis e apenas cinco contrários, dos vereadores que fazem parte do grupo de oposição no Legislativo. Houve ainda uma abstenção e uma ausência.

Apesar de fazer parte da base aliada ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Chico 2000 prometeu uma atuação independente da Câmara de Cuiabá. Inclusive, esse foi o mote de sua chapa, nominada 'ndependência com harmonia'. Chico esperava atrair também o apoio da oposição, mas conseguiu apenas conquistar os votos de alguns dos vereadores do bloco independente.

 

“Eu nunca disse para o prefeito o que ele gostaria de ouvir, sempre disse aquilo que eu sempre entendi que ele precisava ouvir. E meus posicionamentos não serão diferentes, porque serão posicionamentos de verdade, onde continuarei tratando com respeito, por ser o chefe do Executivo, porque precisamos de uma Cuiabá cada vez mais organizada e mais forte, mas não serei submisso aos posicionamentos, como nunca fui”, disse Chico, em seu discurso após a votação.

Durante a votação, o vereador Sargento Joelson (PSB) afirmou que a vitória de Chico 2000 é também uma vitória do bloco independente. Isso porque, segundo ele, Chico não era o nome preferido do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para representar a base na disputa pela presidência da Câmara.

Os vereadores de oposição até tentaram emplacar uma candidatura em conjunto com os vereadores do bloco independente, mas não conseguiram compor um grupo para o pleito. Muitos dos nomes que se opõem ao prefeito na Câmara estão concorrendo nas eleições deste ano, o que pode ter contribuído para o fracasso das articulações.

PRIMEIRAS AÇÕES

Em entrevista à imprensa, Chico 2000 disse que pretende avançar nas ações de acessibilidade do atual prédio da Câmara. Ele comentou que pretende revitalizar pontos da sede onde, segundo ele, uma pessoa com deficiência não consegue acessar, como as calçadas em torno do Legislativo e os elevadores.

Além disso, Chico pretende investir na qualificação dos servidores e construção de uma nova sede da Câmara.

“É extremamente necessário. É um projeto que já estamos conversando com todos os integrantes da Mesa. Nós sabemos que os dois anos são insuficientes, mas nós queremos deixar pelo menos a área definida, o projeto pronto, recurso viabilizado e a pedra fundamental lançada. As próximas gestões darão continuidade”, disse.

Sobre seu posicionamento como presidente, Chico disse que vai adotar duas medidas: a primeira como vereador, defendendo suas ideias e bandeiras, e a outra como mediador, buscando a harmonia entre os grupos de parlamentares, principalmente entre oposição e base.

 

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA

Presidente: Chico 2000;
1o vice-presidente: Rodrigo Arruda e Sá;
2o vice-presidente: Sargento Vidal;
1o secretário: Adevair Cabral
2o secretário: Wilson Kero Kero

Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024