O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), visitou a Câmara Municipal nesta terça-feira (29) e reforçou sua intenção de revogar a taxa do lixo, caso o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não o faça antes do término do mandato. Desde o início de sua campanha, Brunini tem levantado a bandeira contra a cobrança da taxa, que é alvo de críticas de sua base eleitoral. Ele também mencionou a intenção de reavaliar concessões do município, assegurando uma fiscalização rigorosa sobre as empresas contratadas pela prefeitura.
“Se o atual prefeito quiser revogar [a taxa do lixo], ele será lembrado como o gestor que eliminou essa cobrança. Se ele não o fizer, eu mesmo enviarei a proposta”, afirmou Brunini, durante sua visita.
O prefeito eleito explicou que o pedido de revogação da taxa não pode ser iniciado pela Câmara de Vereadores, mas deve partir do chefe do Executivo Municipal, atualmente Pinheiro.
“Não pode ser uma iniciativa do Legislativo, pois trata-se de uma legislação que só o Executivo pode propor. É o prefeito quem deve enviar a revogação para a Câmara”, explicou.
Além da taxa do lixo, Brunini declarou à imprensa que pretende reavaliar as concessões vigentes na prefeitura, mas ressaltou que qualquer decisão de rompimento de contrato dependerá da Procuradoria Geral do Município.