Cuiabá, 15 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Domingo, 04 de Agosto de 2024, 17:40 - A | A

Domingo, 04 de Agosto de 2024, 17h:40 - A | A

LEI DA PESCA

VÍDEO: Ministro da Agricultura ainda não sabe como Lula irá ajudar pescadores de MT

Da Redação

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que ainda não sabe o que o presidente Lula (PT) irá fazer para ajudar os pescadores de Mato Grosso que lutam pela derrubada da Lei do Transporte Zero, que proíbe o transporte e a comercialização de pescado dos rios de Mato Grosso durante o prazo de 5 anos. "Ainda não sei. Eu quero ouvir do presidente Lula, e o que ele determinar irei cumprir e ajudar", comentou ele em evento realizado no sábado (3), que homologou a candidatura a prefeito de Cuiabá de Lúdio Cabral (PT). 

Lula esteve em Várzea Grande no último dia 31 (quarta-feira) para entregar mais de mais de mil casas habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida e também inaugurar a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon. E durante a cerimônia de entrega do residencial Colinas Douradas, I e II, localizado na região da rodovia Mário Andreazza, ao presenciar o governador Mauro Mendes (União) sendo vaiado por um grupo de pescadores, ele prometeu que iria buscar conhecer o processo da lei que afeta dos pescadores. 

“Estou feliz de estar aqui e dizer para vocês que podem ficar tranquilos. Esse país vai ser recuperado. Eu não conheço o problema dos pescadores, mas pelo fato de ter uma discussão aqui, já saio daqui comprometido a entender o que aconteceu. Vou saber como é que está esse processo, para saber se a gente pode ajudar em alguma coisa”, prometeu.

Durante o discurso de Mauro Mendes, os protestos se intensificaram, levando o presidente Lula a intervir pedindo respeito ao governador. "O governador não está aqui porque ele quer, mas porque foi convidado por mim e pelo Governo Federal. Isso aqui é um ato institucional, da Presidência da República e em todos os estados que eu vou eu convoco o governador e o prefeito", declarou o presidente naquele momento. 

Após a intervenção de Lula, Mendes retomou a palavra e agradeceu o apoio. Em seu discurso, o governador reconheceu o descontentamento dos pescadores. "Prefiro ser vaiado no começo e, quem sabe, ser aplaudido no fim. Não para minha satisfação, mas para o bem do estado. O STF disse que a nossa lei é legítima e constitucional. Espero sinceramente que, daqui a cinco anos, para o bem de vocês, possam reconhecer que o que fizemos era o melhor para os pescadores”, concluiu.

No último 5 dia de julho, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar em três ações que questionam a lei da pesca. A norma proibiu, por cinco anos, o transporte, o armazenamento e a comercialização de algumas espécies de peixes nos rios do estado, a contar de janeiro deste ano. 

VEJA VÍDEO:

 

 
Cuiabá MT, 15 de Setembro de 2024