O secretário estadual de Educação, Alan Porto, não descarta a possibilidade de entrar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026. Em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, Porto disse que, "se for da vontade de Deus, é aquilo que vai seguir". Na ocasião, o secretário participava da entrega do Complexo Educacional que une os CEIs 03 Mário de Castro e 04 Malik Didier, no bairro Pedra 90.
Sem querer adiantar o processo eleitoral, o secretário disse que está focado nos trabalhos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e destacou ter tirado a educação estadual do 22º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2019, para ocupar a 8ª posição em 2023, colocando Mato Grosso entre os 10 estados com melhor resultado na educação pública. Agora, o foco do secretário está nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2025.
"Este ano queremos chegar entre as 5 melhores educação do Brasil, e tenho certeza que vamos fazer isso com apoio de toda comunidade escolar, profissionais da Educação, das famílias e dos estudantes. [...] Estamos preocupados em fazer entregas. [...] Este segundo mandato do governador Mauro Mendes foi o que mais entregou escolas em toda história", comentou.
Porto desconversou quando foi questionado sobre o processo eleitoral, mas deixou claro que não descarta nada.
"A gente não descarta nada, mas nós temos muito pra fazer na Educação e o ano de eleição é em 2026. Estamos em 2025, então vamos continuar trabalhando e entregando. Este ano temos o compromisso de deixar a educação de Mato Grosso entre as 5 melhores do país e entregar uma infraestrutura muito melhor para os estudantes", concluiu.
VEJA VÍDEO: