O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) revelou nesta quarta-feira (10) que irá apresentar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para proibir de forma definitiva a reeleição do presidente e do primeiro secretário para o biênio seguinte dentro de uma mesma legislatura.
Wilson se reuniu com alguns deputados em seu gabinete na manhã desta quarta para recolher assinaturas, antes do início da sessão ordinária. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM), revelou que é favorável à proposta e disse que, inclusive, a ideia teria partido dele.
Botelho disse que não é a favor da perpetuação no poder e entende que o cargo tem que ser passageiro. O presidente ainda deu uma cutucada de forma indireta no ex-deputado José Geraldo Riva, que ficou por muitos anos no comando da Casa de Leis.
“Fui eleito e reeleito sem fazer nenhum tipo de negociação, mas agora quando chega pessoas aqui que não tem o mesmo perfil, ela usa de todas as artimanhas, vende tudo, faz tudo, como já vimos no passado aqui, que ficaram 20 anos aqui saindo da primeira-secretária para a segunda e não ganhavam a eleição, como eu, apenas com compromissos republicanos de dividir cargos e gestão”, falou Botelho.
Segundo Botelho, essa manutenção de uma mesma pessoa no poder por muitos anos foi prejudicial para a Casa. Ele espera que isso não aconteça mais na Assembleia.