Cuiabá, 13 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022, 16:38 - A | A

Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022, 16h:38 - A | A

PRAZO PRORROGADO

Campanha de vacinação para crianças e adolescentes segue até o dia 30 de setembro

Eliana Bess | Prefeitura de Cuiabá

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, prorrogou até o dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade. A decisão foi tomada em virtude da baixa adesão dos grupos-alvos, conseqüentemente, os resultados alcançados estão abaixo do esperado. Em Cuiabá, mesmo com a ação extra do dia 10 de setembro, não atingiu nem 25% do público alvo contra a poliomielite, que são crianças de 1 a menor de 5 anos.

“Cuiabá está entre as cidades onde os profissionais de saúde da rede municipal se mobilizaram para a realização de dois dias “D” voltados especificamente para a imunização contra a Poliomielite, o primeiro no dia 20 de agosto, e o outro no dia 10 de setembro, com o objetivo de aumentar os índices de cobertura vacinal. Ainda assim, está longe da meta, que é de 95% do público alvo a ser vacinado. Ou seja, das 35.892 crianças, 7.936 compareceram para receber a dose até o momento, o que representa 22,11%”, revelou Wellington Assunção Ferreira, Coordenador de Programas Estratégicos da SMS.

 

No país, de 11.572.563 crianças de 1 a menor que 4 anos, apenas 5.088.563 milhões de crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite, ou seja, menos de 50%.

Já em relação à Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade, foram vacinadas 537.252 pessoas em um total de 1.032.891 doses aplicadas no público brasileiro em questão. Ou seja, a situação é preocupante em todo país.

A conscientização em levar as crianças e adolescentes para receber as devidas vacinas cabe especialmente aos responsáveis, mas a população pode ajudar considerando a importância que representa a dose contra a Poliomielite. “Previne a reinserção do vírus da paralisia infantil. A erradicação só é possível mediante esforços de todos, em nível mundial. O vírus é circulante, só a vacina protege”, destacou Wellington.

Dia D Rural

No dia 24 deste mês a SMS realizará mais uma ação nas unidades de saúde da zona rural, como tentativa de melhorar os índices de cobertura vacinal. O atendimento será das 8h às 16h, nos seguintes locais: UBS Guia, UBS Aguaçu, Rio dos Peixes e suas extensões, Coxipó do Ouro, Barreiro Branco e Coivaras.

 
Cuiabá MT, 13 de Junho de 2024