Cuiabá, 18 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 15:47 - A | A

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 15h:47 - A | A

SUSTENTABILIDADE

Cooperativas de reciclagem recebem mais de 3 mil itens doados pelo Detran-MT para reciclagem

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Nos últimos dois anos, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Patrimônio e da Comissão de Desfazimento, realizou a doação de 3.702 bens inservíveis. Os materiais estavam em todas as unidades da Autarquia de Cuiabá e interior e foram selecionados e recolhidos pela Coordenadoria para doação.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

Entre os itens que não eram mais utilizados estavam mesas, cadeiras, lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, longarinas, produtos de informática, geladeira, bebedouros, armários e outros.

Todo o material foi dividido de forma igual para a Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam) e para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG).

Em 2019, o Detran-MT publicou um edital de chamamento público para doação dos bens. A associação e a cooperativa foram as únicas que atenderam todas as normativas do edital.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que o trabalho de limpeza e desfazimento desses bens é uma questão de saúde pública, uma vez que os mobiliários inservíveis acumulados podem se tornar locais para criadouros de aracnídeos e insetos causadores de doenças.

Processo de limpeza

Para fazer a seleção, recolhimento e posterior doação dos bens inservíveis, o Detran-MT instaurou, em 2019, uma comissão formada por quatro servidores que foram responsáveis por receber, catalogar e separar os lotes dos itens que foram distribuídos em partes iguais para a cooperativa e a associação.

“Alguns desses bens que separamos para doação estavam há mais de 30 anos encostados nas unidades, juntando mosquitos e insetos. E, graças ao apoio e autorização do presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, conseguimos realizar esse trabalho de limpeza das unidades, sem gerar custos para a autarquia e ainda contribuindo com o trabalho da cooperativa e da associação”, destacou o presidente da Comissão de Desfazimento da Diretoria de Administração Sistêmica, Antônio Boroviec.

Cuiabá MT, 18 de Julho de 2024