O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas em alguns municípios ao sul de Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá nesta quinta-feira (10). Apesar da esperança de chuva, as temperaturas continuam altas em boa parte do estado.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
A chuva deve chegar na capital pela parte da tarde e seguir até o fim da noite, ajudando a umidade do ar que andou em baixa durante os últimos dias. Apesar disso o calor ainda persiste, na capital a temperatura mínima deve registrar 23°C e a máxima 36°C. A umidade do ar na capital deve chegar a 70%.
Várzea Grande terá o mesmo cenário de Cuiabá, com possibilidades de chuvas na parte da tarde e da noite, com a umidade do ar podendo atingir até 70%. A temperatura mínima por lá deve registrar 23°C e a máxima 36°C.
Além da região metropolitana de Cuiabá, Poconé, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Comodoro e Pontes e Lacerda também devem receber o abraço das chuvas.
O “Nortão”, além de ficar sem chuvas, também terá os municípios mais quentes do estado nesta quinta. Carlinda e Alta Floresta devem registrar até 38°C.
Recordista do calor
Cuiabá não tem o apelido “Cuiabrasa” à toa. O Inmet constatou que o município foi o mais quente do Brasil nesta terça (8), chegando aos 37°C.
O vice-colocado, o município de Palmas (TO) chegou a registrar 36.8°C durante a terça-feira.
Terra abrasada
O teor de umidade em Cuiabá registou níveis preocupantes nesta terça, chegando a 24%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado aos humanos é 50% a 60%.