Em apoio à campanha permanente de doação de sangue realizada pelo MT Hemocentro, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realiza uma parceria com a instituição para aumentar o estoque de bolsas que está baixo, de acordo com a coordenação do local. A ação tem como objetivo incentivar colaboradores e outras instituições a fazerem a doação.
O MT Hemocentro possui unidades móveis e equipes a disposição para atender empresas in loco, por meio de ônibus, carretas ou instalação de uma sala para coleta, em um espaço disponibilizado pelo estabelecimento, desde que atenda às normas sanitárias e de segurança. Na sede do Sebrae/MT, a equipe de atendimento foi alocada no Centro Sebrae de Sustentabilidade, onde foram coletadas cerca de 40 bolsas nos dois dias de ação.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Seres Humanos (DSH), Suleima Metelo, a proposta é colocar em prática a sustentabilidade social, seguindo a política ESG adotada pelo Sebrae/MT.
“Quando pensamos na sustentabilidade do planeta, um dos exemplos práticos que podemos adotar é ajudar o próximo. Quando tomamos conhecimento dos estoques críticos de bolsas de sangue do MT Hemocentro e da estrutura móvel que eles têm para atender as empresas, nós pensamos em imediatamente contribuir com a campanha dessa instituição que é tão importante. E decidimos expandi-la, ao convidar colaboradores de outras empresas, entidades ou órgãos públicos aqui do Centro Político Administrativo”, destaca.
Para o médico do MT Hemocentro, Manuel Pinto, ações como essa são importantes, pois aproximam a sociedade e a instituição, além de facilitarem a doação voluntária.
“São vários os fatores que impõem barreiras para que os voluntários venham até nós fazer a doação, como, por exemplo, o fator climático, igual ao frio que estamos enfrentando e impedindo as pessoas a saírem de casa facilmente. Por isso, essas parcerias são importantes, pois o colaborador consegue fazer a doação enquanto está seguindo a sua própria rotina. Vale ressaltar que o ato de doar sangue salva vidas. Uma bolsa é capaz de atender até quatro pessoas”, pontua.
A analista Técnica do Sebrae/MT, Camila Costa, é doadora voluntária, mas estava há mais de dois anos sem doar sangue. Ela aproveitou a ação para retomar a prática que, para ela, é um “verdadeiro ato de amor ao próximo”.
“Se é algo que eu tenho e posso oferecer ao outro, estando em perfeitas condições de saúde, acho mais do que certo colaborar com o próximo que está precisando. É uma necessidade que até nós mesmos possamos ter algum dia. Fiquei muito feliz com essa ação realizada pelo Sebrae Mato Grosso, e acho que é uma grande oportunidade para nós, colaboradores”, comenta.
Estoque baixo
O MT Hemocentro é o único banco de sangue público do estado e atende 15 cidades em rede, além da Capital. De acordo com a coordenação da instituição, as bolsas de todos os tipos sanguíneos precisam de abastecimento, principalmente os que se encaixam no RH negativo, pois eles representam apenas 12% da população do estado, aproximadamente, sendo classificados como “raros”.
Para realizar a doação, o voluntário pode comparecer a uma das 15 unidades do estado, ou fazer o agendamento online pelo site.
As empresas que desejam realizar a parceria podem entrar em contato pelo WhatsApp do setor de captação de doadores: (65) 98433-0624 ou pelos e-mails: [email protected]; [email protected] (gerente de doação, Arnildo Lopes); [email protected] (diretor-geral do MT-Hemocentro, Fernando Henrique Modolo).