Cuiabá, 12 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 27 de Agosto de 2023, 17:23 - A | A

Domingo, 27 de Agosto de 2023, 17h:23 - A | A

"O GATO DA ENERGIA"

Energisa culpa "falta de transparência" dos consumidores por apagões em Cuiabá e VG

Da Redação

Os moradores de Cuiabá e Várzea Grande vêm sofrendo, nos últimos dias, com apagões que deixam bairros inteiros sem energia. O problema de abastecimento, segundo a concessionária, estaria diretamente relacionado à falta de "transparência" no consumo de energia elétrica, principalmente de empresas, faculdades e condomínios residenciais, que não estariam sendo claros acerca da quantidade de aparelhos eletrônicos que possuem e, por isso, o sistema de abastecimento estaria constantemente defasado.

A explicação foi dada ao Estadão Mato Grosso na manhã de sexta-feira (25), quando a reportagem buscava o motivo para a falta de luz registrada em alguns bairros da capital na quinta (24). Segundo a concessionária, as oscilações estão acontecendo porque o sistema está preparado para lidar com uma quantidade “x” de consumo, mas o que está sendo exigido é muito maior.

 

“A Energisa esclarece tem registrado nos últimos dias picos de consumo em virtude do aumento súbito do consumo por ondas de calor extremo no estado. A empresa destaca que está atuando em todas essas regiões com obras para aumento da capacidade de distribuição, redimensionando a rede. Foram aplicados R$ 41,5 milhões apenas neste ano. No entanto, pede aos donos de imóveis que façam a atualização obrigatória de carga. Os dados estão entre os indicadores utilizados pela companhia, para determinar o potencial de consumo nos municípios e quais os investimentos necessários”, disse a concessionária, por meio de nota.

Conforme a concessionária, o cliente precisa informar os eletrodomésticos que usa quando faz o pedido de uma nova ligação. A empresa afirma ainda que é preciso informar quando novos equipamentos ou maquinários são adquiridos, para que seja feita a atualização do sistema de distribuição.

“Ao solicitar a ligação nova, o cliente declara um aumento de carga para a Energisa, que disponibiliza a energia conforme a necessidade do cliente naquele momento. Ele então lista uma série de itens, como ar-condicionado, ventilador e geladeira. E quando são comprados mais aparelhos eletroeletrônicos ou até mesmo maquinários, é preciso informar essa atualização à Energisa, para que a gente use esses dados também no nosso trabalho constante de ampliação da capacidade de distribuição”, reforça a coordenadora de atendimento da empresa, Geisa Amorim.

Ainda na noite desta quinta-feira (24), a reportagem recebeu informações que um transformador em um poste de energia no bairro São Francisco estourou e causou um princípio de incêndio. Boa parte do bairro ficou sem energia e os técnicos da Energisa precisaram atuar durante várias horas para que o sistema fosse reestabelecido.

A Energisa informou que os picos em Cuiabá e Várzea Grande estão acontecendo entre 19h e 22h.

A atualização do sistema de consumo pode ser feito através dos canais de comunicação da Energisa, disponibilizados na internet.

 
 
Cuiabá MT, 12 de Setembro de 2024