A técnica de enfermagem Luiza Batista de Almeida Silva, 43 anos, foi a primeira mato-grossense a ser vacinada contra o novo coronavírus. A aplicação aconteceu no Hospital Metropolitano, unidade de referência no Estado para tratar casos de covid-19, em cerimônia realizada às 20h30 desta segunda-feira (18).
Mãe de dois filhos e acadêmica do curso de Enfermagem, Luiza tem trabalho na linha de frente do combate à covid-19 desde o início da pandemia, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Metropolitano. Ela ingressou na carreira em 2011 e passou a integrar a equipe do Metropolitano em 2019.
“É muita alegria em saber que está chegando ao fim essa luta desigual contra esse vírus invisível, que massacrou a gente da linha de frente. Nós ficamos isolados de nossos parentes, filhos mãe, para evitar que transmitisse. E, ao mesmo tempo, nós tivemos momento de dor com os pacientes, com tristeza. Mas chegou ao fim toda essa tristeza”, disse Luiza.
“Não tenho palavras para definir, porque é muita alegria em saber que está chegando ao fim toda essa tristeza, toda essa tragédia. [A vacina] é esperança para todos nós. Eu acredito que vai ser a cura”, completou.
O enfermeiro Joel Rodrigues da Silva, que também está na linha de frente desde o início da pandemia, no Hospital Estadual Santa Casa, também foi vacinado na noite desta segunda. Joel tem sacrificado seu tempo com a família para poder atuar na linha de frente, salvando vidas, e vê a vacinação como uma solução para a crise que se instalou no país.
“No primeiro momento eu cheguei a ficar seis meses [longe da família], sem visitas em casa, no apartamento sozinho”, conta ele. “Não tenha medo, tem que vacinar”, aconselha.
DISTRIBUIÇÃO
Mato Grosso recebeu 126 mil doses da Coronavac, vacina fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Essas unidades serão usadas para vacinar pouco mais de 60 mil pessoas no estado, já que são necessárias duas doses da vacina.
A expectativa é que a campanha de vacinação tenha início no estado a partir de terça-feira (19), mas pode ser que seja adiada até quarta-feira (20), data prevista anteriormente pelo Ministério da Saúde e agendada com os prefeitos. Ainda assim, está programado uma solenidade para abertura da campanha, com a vacinação da primeira mato-grossense.
Confira abaixo a distribuição das vacinas:
Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas - 2382
Pessoas com Deficiência Institucionalizadas - 190
População indígena vivendo em terras indígenas - 28.758
34% dos Trabalhadores de Saúde - 28.744
TOTAL - 60.074