Cuiabá, 30 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024, 07:09 - A | A

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024, 07h:09 - A | A

MATRIZ AFRICANA

Festival de Axé “Teia Ancestral” será realizado dia 20 de janeiro em Cuiabá

Assessoria de Imprensa

Em meio ao mês dedicado ao combate à intolerância religiosa e com o objetivo primordial de valorizar a cultura negra, reconhecendo-a como formadora da sociedade brasileira, será realizado no próximo sábado (20.01) em Cuiabá o 1º Festival de Axé - Teia Ancestral, com o tema “Um ato pela paz e respeito”. O evento será a partir das 18h, no Cine Teatro Cuiabá e a entrada um quilo de alimento não-perecível (exceto sal) ou caixa de leite.

Conforme a realizadora o evento que, Joyce Lombardi, por meio de diversas atividades, o festival visa contribuir para o acesso à cultura negra e periférica e irá nações tradicionais e diversas denominações religiosas em um ato de paz e celebração da diversidade.

“Este festival não apenas celebra a rica cultura negra e afrodescendente, mas também se torna um verdadeiro ato pela paz e respeito. Será uma oportunidade imperdível de compartilhar momentos de alegria, aprendizado e união em prol de um propósito maior”, declarou Joyce.

O festival terá apresentações musicais, danças, exposições culturais e a abertura será com o espetáculo “Raízes Ancestrais”. Além disso, o evento promoverá rodas de conversa sobre questões afrodescendentes, desmistificando preconceitos em relação a religiões de matriz africana e fomentando o debate sobre igualdade racial, equidade e tolerância.

“Esta celebração, que busca unir e fortalecer a pluralidade cultural de matriz africana e afro-brasileira, religiosidade e étnica, representa um marco fundamental para o empoderamento e a valorização da cultura negra, contribuindo também para a promoção do diálogo e da harmonia entre todos os povos”, explicou a organizadora do evento.

INGRESSOS - O Festival também tem cunho social e todo alimento arrecadado a partir dos ingressos será doado para o Instituto Estadual Sementes do Bem. Trata-se de uma organização dedicada a atender as famílias em situação de vulnerabilidade social. “Assim, juntos também podemos fazer a diferença e impactar positivamente a vida daqueles que necessitam”, finalizou Joyce Lombardi.

O I Festival de Axé – Teia Ancestral foi um dos projetos contemplados pelo edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). Para obter mais informações, podem entrar em contato pelo número 65 993589201.

 
 
Cuiabá MT, 30 de Maio de 2024