Cuiabá, 09 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023, 09:36 - A | A

Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023, 09h:36 - A | A

APÓS IRREGULARIDADES

Governo Federal lança novo processo de licitação do Parque de Chapada dos Guimarães

Da Redação

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou, na última segunda-feira (18), um novo aviso de licitação para a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá).

Este é o segundo edital de licitação divulgado pelo Governo Federal, após a suspensão da primeira, realizada no final do ano passado, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). O TCU acolheu um pedido do Governo de Mato Grosso para o cancelamento do contrato devido a irregularidades.

 

De acordo com o novo edital, a concessão abrange a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Isso inclui o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão do Parque.

O Governo do Estado de Mato Grosso solicitou várias vezes ao Governo Federal a administração do Parque, alegando que a Parquetur, vencedora do primeiro certame, investiria apenas R$ 18 milhões ao longo de 30 anos, enquanto Mato Grosso propôs um investimento de R$ 200 milhões nos próximos três anos.

Em outubro deste ano, o governador Mauro Mendes apresentou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, um plano de investimentos na área, mas a proposta não foi aceita.

A região do Parque da Chapada abrange 32,6 mil hectares e constitui uma importante área de preservação do bioma Cerrado, abrigando nascentes de rios que formam o Pantanal, cachoeiras e sítios arqueológicos.

Conforme o edital, as propostas podem ser entregues até às 9h do dia 29 de janeiro de 2024, no endereço R. XV de Novembro, 275, Sede da B3, Centro Histórico de São Paulo.

 
 
Cuiabá MT, 09 de Setembro de 2024